Concurso Público

Novos servidores não terão estabilidade automática, afirma Paulo Guedes

Os novos servidores públicos não terão estabilidade automática, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou nesta quinta-feira (7), em Brasília, do evento Diálogos com o TCU – Visões sobre o Brasil e a Administração Pública, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Guedes, o tempo para se atingir a estabilidade será definido para cada carreira. “O novo servidor não terá estabilidade automática, ele precisará ser testado por três, quatro, cinco anos. Vai depender da carreira, do que a pessoa faz, do que entrega”, disse.

Ele enfatizou que os novos servidores ingressarão com salários mais baixos, esperarão para ganhar estabilidade e serão “avaliados por ser pares”. “Vocês [servidores] nos dirão qual é o tempo de teste. Pode ser que, na Polícia Federal, seja de três anos. Agora, se for só para carimbar papel pode ser que seja de 15 anos”, disse.

Ele voltou a dizer também que a reforma não afetará os atuais funcionários. Segundo ele, as mudanças terão a função de valorizá-los. “Os próximos terão que passar por filtros meritocráticos.”

Ainda segundo Guedes, o governo está trabalhando para enfrentar os grandes gastos públicos. Ele destacou a aprovação da reforma da Previdência e a redução de gastos com juros em R$ 100 bilhões entre este ano e 2020, por meio do controle de gastos. “Controlamos a previdência, derrubamos a segunda torre do inimigo, que é o excesso de juros”, disse. De acordo com Guedes, o terceiro grande gasto do governo é com o funcionalismo público e por isso, a necessidade de reforma administrativa.

Em sua fala, o ministro fez ampla defesa do Plano Mais Brasil, entregue na terça-feira ao Congresso Nacional. Além da reforma administrativa, que ainda será enviada, o plano inclui três propostas de emenda à Constituição (PECs), a do pacto federativo, a emergencial e a dos fundos públicos.

Guedes afirmou que não deve haver “conflito” na reforma tributária, e que o governo buscará consenso com as propostas em tramitação no Congresso. Ele voltou a defender também mudanças no Imposto de Renda. “Hoje, a pessoa paga 27,5% e tem que juntar papelzinho de saúde, de educação. Faz o seguinte: paga menos, paga logo 22% e não tem dedução nenhuma”, afirmou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.