Nistagmo a doença que causa tremores incontroláveis nos olhos e não tem cura

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer o Aflibercepte, medicamento que pode evitar a cegueira em diabéticos. Isso porque, algumas pessoas que têm diabetes tipo 1 e 2 também sofrem com uma doença chamada Edema Macular Diabético. Essa doença pode cegar o paciente. Este medicamento é uma injeção que precisa ser aplicada no olho.

A endocrinologista Alana Abrantes explica a importância deste medicamento para essas pessoas. “Ele melhora a vascularização da parte da retina, principalmente na questão da máquina, e vai melhorar esse edema, melhorando a visão do paciente.”

Os olhos são uma das partes que mais sofrem as consequências quando não há o devido controle da doença. A médica Alana Abrantes alerta que o cuidado deve ser rigoroso.

“Se você consegue controlar a glicose no sangue, que é a glicemia, você vai evitar que essa complicação sem instale e óbvio que ela não se instalando, você não vai precisar do uso do medicamento. É preciso que a gente faça uma educação com os nossos pacientes diabéticos, para que a gente previna essas complicações e, obviamente, não precise usar as medicações”.

O medicamento Aflibercepte vai estar disponível no SUS depois de 180 dias da portaria do Ministério da Saúde, que foi publicada no dia 5 de novembro. Além dele, o SUS já oferece antiflamatórios, corticoides e diuréticos para tratar o Edema Macular Diabético.

Com informações da Agência do Rádio +

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.