CiênciaDestaques

Novo estudo relaciona “narcisismo e baixa inteligência” com a crença na astrologia

A crença na astrologia está em alta e os pesquisadores resolveram "entender o motivo"

Um estudo sobre personalidade descobriu que narcisismo e baixa inteligência são os melhores preditores de uma crença na astrologia, “a crença infundada de que grandes bolas de gás a milhões de quilômetros de distância estão influenciando seu dia“, de acordo com os autores de um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

A crença na astrologia está em alta por razões que ainda não são claras. Estudos que examinaram a ideia – incluindo um conduzido em 20 milhões de pessoas – não encontraram evidências a seu favor. Este novo estudo investigou se os traços de personalidade individuais podem prever a crença em “teses astrológicas infundadas”.

A equipe coletou 264 respostas por meio de um questionário online. Os participantes foram avaliados quanto à crença na astrologia usando uma versão abreviada da avaliação do Inventário de Crenças em Astrologia, bem como avaliações de personalidade, uma avaliação específica para narcisismo e um teste de inteligência (usando um teste de itens de rotação tridimensional do International Cognitive Skill Resource).

O resultado principal mostrou que quanto maior o narcisismo, talvez surpreendentemente, maior a crença na astrologia“, escreveu a equipe. “A associação positiva é possivelmente devido à visão de mundo egocêntrica que os une, embora isso deva ser examinado em pesquisas futuras.”

Embora o narcisismo tenha mostrado a correlação mais forte com a crença na astrologia, a equipe também encontrou correlações positivas menores entre afabilidade e extroversão e crença na astrologia. Curiosamente, “quanto mais alto o nível de inteligência, menor a crença na astrologia” depois de controlar todas as variáveis.

Quanto ao motivo de os narcisistas serem mais propensos a acreditar na astrologia, a equipe diz que mais estudos são necessários, embora tenham algumas sugestões. A equipe observou que os participantes foram solicitados a avaliar a afirmação de que a astrologia é apoiada pela ciência, com os narcisistas mais propensos a concordar com essa afirmação, sugerindo que os narcisistas são mais “resistentes aos fatos”. Além disso, pode ser que a forma como os horóscopos são elaborados torne os narcisistas seu público ideal.

Uma vez que as previsões astrológicas e os horóscopos tendem a ser enquadrados positivamente, isso reforça sentimentos grandiosos e, portanto, pode atrair ainda mais os narcisistas.”

Eles também observam que, em épocas de estresse, as pessoas tendem a adotar crenças infundadas e, portanto, pode não ser surpreendente que a crença esteja aumentando nos últimos anos – devido à crise climática e à pandemia de COVID-19.

Embora abraçar a astrologia possa parecer inocente, é possível que facilite o pensamento acrítico e favoreça os preconceitos“, escreveu a equipe no jornal. “Além disso, a crença na astrologia se correlaciona com a crença em várias outras pseudociências, bem como com a crença em teorias da conspiração, o que indica que pode não ser tão inofensiva.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo