Notícias

Novo estudo afirma que uso diário do paracetamol pode causar ataque cardíaco

Um importante estudo divulgado hoje adverte que o uso diário do paracetamol poderia aumentar o risco de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e morte precoce. A pesquisa descobriu que os pacientes prescritos com altas doses do analgésico por longos períodos tinham 63% mais chances de morrer de forma inesperada.

O risco de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral foi de até 68% mais elevado e havia uma chance maior de quase 50% de ter uma úlcera de estômago ou sangrar. O paracetamol é considerado pelos médicos mais seguro do que a aspirina, que pode causar sangramento de estômago, e ibuprofeno, que tem sido associado a ataques cardíacos e derrames.

Mas pesquisadores britânicos que realizaram um estudo envolvendo 666.000 pacientes dizem que os riscos podem ter sido subestimados e estão pedindo uma revisão importante em segurança a ser realizado no remédio. Os especialistas acham que o paracetamol pode estar causando a doença, impedindo a ação de uma enzima no organismo chamada COX-2.

Cientistas do Leeds Institute of Rheumatic and Musculoskeletal Medicine (Instituto de Medicina reumática e Musculosqueletal de Leeds) analisaram oito estudos que continham informações sobre os pacientes que tomam paracetamol diariamente por até 14 anos, para doenças como a artrite e dores nas costas.

Eles também abrangeram os pacientes que tomaram o medicamento com menos frequência ou quase nada. Philip Conaghan, que liderou a pesquisa, ressaltou que para a maioria dos pacientes os riscos eram muito pequenos e aqueles que receberam paracetamol por um longo período teria doenças susceptíveis de matá-los mais cedo. Por esta razão, era difícil ter certeza de que o medicamento estava causando problemas.

Estatisticamente, um em cada seis homens e uma em cada dez mulheres morrerão de ataques cardíacos, derrames e outras complicações da doença cardíaca. Outros cientistas minimizaram os riscos. O professor Nick Bateman, que é especialista em toxicologia clínica na Universidade de Edimburgo, disse ao MailOnline: “Com base neste estudo, o risco é mínimo. O paracetamol continua a ser o analgésico mais seguro disponível, e este estudo não deve impedir que as pessoas possam tomá-lo. Com base nestes resultados, a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário é aconselhável, este é o senso comum para todos os medicamentos.”

As informações são do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.