Economia

Novo aumento dos juros deve aprofundar recessão, avalia CNI

aum_cred_set92
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

(Agência CNI de Notícias) – A elevação da taxa de juros básica da economia de 13,75% ao ano para 14,25%, anunciada nesta quarta-feira (29), pelo Banco Central, retrairá ainda mais a atividade industrial. Os juros altos encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimentos e desestimulam o consumo das famílias, destaca a  Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A indústria avalia que, em função da forte desaceleração da economia, a política monetária não deveria ser o único instrumento utilizado para controlar os preços. A recente diminuição da meta de superávit primário não deve ser um fator para comprometer a necessidade de redução dos gastos públicos. Para a CNI, é preciso combinar uma política fiscal austera com a adoção de medidas pró-competitividade para estimular o investimento e a gradual recuperação da atividade econômica.

Para a CNI, os juros altos encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimentos e desestimulam o consumo das famílias.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.