Carros

Novidade: o novo conceito de carro elétrico sem volante da Volkswagen

Imagem: Divulgação

Quando você pensa no carro do futuro, o que vem na sua mente? Os filmes apresentam os mais variados tipos de veículos futuristas. O mais interessante, é que todos seguem um conceito: todos basicamente usam como “combustível” a energia, eletricidade. O que significa que isso caro leitor e cara leitora, é que estamos muito próximo de viver o futuro.

Muitos sites de carros estão compartilhando como as gigantes da tecnologia estão aperfeiçoando os carros sem motoristas. Quem não lembra dos estudos feitos pela Apple e pela Google fazendo seus estudos e testes em diversas cidades pelo mundo? Notícias recentes mostram que prestadores de serviços como a Uber e a Lyft não estão ficando para trás e também estão investindo rios de dinheiro para tornar possível esse tipo de tecnologia autônoma para a atender os seus clientes.

Não existem previsões para que os carros autônomos estejam operando, mas algumas montadoras já querem ter essa função disponível a partir de 2019. Questões de segurança precisam ser revistas, pois ainda é um item que vem causado algumas dores de cabeça para os engenheiros. Apesar dessas dificuldades de direção autônoma de passageiros, quando o assunto é transporte sem motorista de cargas, isso já se tornou realidade.

Após a ideia do carro sem motorista, a Volkswagen resolveu ir além e quer apresentar para o mundo um carro sem volantes e também sem pedais. Ficou curioso? Vamos falar um pouco do ID Vizzion.

Volante para quê?

A Volkswagen está adicionando à sua lista de projetos conceituais um carro que vai ser o queridinho de muitos “motoristas”. O ID Vizzion será um sedan longo (com aproximadamente 5,1 metros de comprimento), sem volantes ou pedais e está destinado a ser o representante de como a montadora pretende se posicionar no mercado já em 2019. O futuro não está tão distante assim e os carros totalmente autônomos e elétricos, que não precisam de supervisão nenhuma para funcionar ou qualquer controle manual, já estão cada vez mais ao nosso alcance.

É claro que um carro perfeitamente elaborado e tão tecnológico não deixaria de ser potente. A proposta da Volkswagen é que o motor tenha uma potência de 111kWh (quilowatt-hora), o que vai permitir que tenha capacidade de rodar 665 quilômetros (ou 413 milhas) com uma única carga, de acordo com a VW. O possante será equipado com motores elétricos duplos, o que equivale a uma potência de 225 kW (aproximadamente 302 cavalos de potência) e pode alcançar a velocidade máxima de 180 km/h (112 mph).

O ID vai contar com um assistente virtual que vai controlar tudo relacionado ao carro e também ao motorista. Ele vai atender por comando de voz e gestos, que vai aprender toda a rotina dos ocupantes do veículo. Isso significa que o veículo vai ser comandado por uma AI – inteligência artificial, uma forte tendência no futuro dos automóveis. Esses comandos vão definir para onde os passageiros vão e com apenas um movimento das mãos, o carro é posto em movimento.

Como o conceito de um carro autônomo já propõe, o motorista não vai precisar se preocupar com a direção em nenhum momento do trajeto, até mesmo com a abertura do carro. A inteligência artificial fará uma varredura facial para reconhecer seus donos e só depois, abrirá suas portas.

O objetivo é fazer com que os proprietários do carro possam aproveitar melhor o seu trajeto. Sabe aquela reunião importante que você precisa se preparar? Então, com o ID você vai poder aproveitar cada segundo do seu dia para ser bem-sucedido. Ou sabe aquele momento que você precisa dar atenção à família? Ao entrar no ID será um momento de aproveitar cada quilômetro viajado, olhar as paisagens, conversar com conforto e muita qualidade. Afinal, o carro terá mais de 5 metros.

Um carro que entende a personalidade de cada passageiro

Uma família é sempre composta por personalidades diferentes. Enquanto um gosta de MPB, outro gosta de rock, outro curte um pagode e outro pode até mesmo curtir música clássica. O ID será programado para conhecer a personalidade dos seus ocupantes e oferecer uma espécie de “ecossistema digital” para cada um. Além de controlar o clima, conforto e tantas outras preferências.

Sabe quando você decide viajar com a família de carro nas férias? Então, os engenheiros querem tanto que as experiências sejam incríveis, que eles vão permitir que o computador de bordo “apague eletronicamente” as janelas para que todos possam descansar tranquilamente, mesmo que o sol esteja muito forte.

A VW quer que o ID seja o carro do futuro das famílias, uma extensão dos seus lares inteligentes sob rodas. Eles pensam tanto na praticidade, que a ideia é que os veículos possam ser comandados por pessoas que possuem alguma enfermidade ou dificuldade de operar um veículo comum.

Uma Startup que surgiu recentemente para produzir carros elétricos autônomos foi a Byton. Para 2019, essa Startup chinesa quer lançar um carro elétrico que ofereça tudo o que um motorista precisa para um dia a dia prático e dinâmico. Quem olha para o design da Byton não vê grandes revoluções em seus traços, mas eles não deixam de ser elegantes, modernos e com algumas pitadas futuristas. Para a empresa, o seu principal foco é oferecer um interior inteligente. Os executivos que comandam essa Startup com uma sede no Vale do Silício vieram da BMW e até mesmo da Apple. São gênios que querem criar novas experiências automobilísticas para os motoristas e seus passageiros.

Mas voltando para o ID da Volkswagen, o carro será pilotado por uma espécie de “motorista digital”. A empresa não revelou muitos detalhes sobre a tecnologia que vai executar essa fundamental tarefa, mas já adiantou que está realizando muitos testes, até mesmo em marcas que detém como a Audi. Para aprimorar a tecnologia, a VW assinou um acordo com a Aurora Innovations, uma Startup fundada por Chris Urmson, responsável pelo projeto de carro autônomo da Google.

Depois de saber todas essas informações, só nos resta esperar pelas próximas novidades da VW. Mas e aí? Já está se perguntando como o ID será carregado? Ou quais experiências de entretenimento o carro pode oferecer? Esperamos por notícias fresquinhas para sonhar como esse possante que vai surpreender muitas pessoas e se tornar uma grande referência para os carros além do futuro. Enquanto isso, aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.