Novembro Azul: você sabia que seu pet também pode ter câncer de próstata?

Novembro Azul: você sabia que seu pet também pode ter câncer de próstata?

novembro 22, 2020 0 Por Rafael Nicácio

O mês de novembro é marcado pela cor azul, referente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Embora o Novembro Azul seja popularmente destinado para as pessoas, é importante também pensar nos pets em relação à doença. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ainda não dispõe de números sobre a incidência da doença nos pets no Brasil.

Segundo o veterinário Victor Xavier, parceiro do crematório Vila Pet, pioneiro no Rio Grande do Norte na cremação de animais, a condição não é tão comum, porém, há várias doenças que envolvem a região da próstata que têm sintomas semelhantes ao câncer. Algumas dessas doenças são a hiperplasia prostática, prostatite e cistos. Em casos mais graves, pode levar a óbito do animal.

Alguns sintomas são: sangramento na urina; dificuldade de urinar e defecar; fragilidade perianal, podendo até gerar hérnias; todos estes sendo consequências de doenças prostáticas. Quando algum desses sintomas é percebido, Victor indica a realização de uma ultrassonografia abdominal, para obter um diagnóstico mais fácil e eficiente. Ainda segundo o veterinário, os animais acima de oito anos estão na idade mais comum de acometidos pela doença.

Uma forma de prevenir essas doenças é realizando a castração precoce. “A castração em cães é recomendada acima de um ano de idade, ela previne as doenças prostáticas de um percentual muito significativo, eu diria acima de 90%”, encerra.

Cremação é opção segura em caso de falecimento

O falecimento de um pet pode ser um momento delicado para seus donos. Uma das opções para tornar esse processo mais leve é a utilização dos serviços do crematório Vila Pet, recomendada por Victor e outros veterinários. Além de atender demandas imediatas, o crematório Vila Pet também disponibiliza o uso futuro como opção para os clientes. No caso da morte do animal, a recepção da clínica entra em contato com o Vila Pet e, assim, passam a atender o cliente explicando como o serviço é realizado.

O crematório Vila Pet fica localizado no cemitério Morada da Paz Zona Norte, em Natal. O espaço dispõe de sala especialmente preparada para velórios, para que a família possa se despedir de seu animalzinho antes da cremação. Após a cremação, a família recebe um certificado e uma urna com as cinzas do animal de estimação em até 10 dias.