Nova variante do coronavírus está “fora de controle”, diz Secretário de Saúde britânico

Nova variante do coronavírus está “fora de controle”, diz Secretário de Saúde britânico

dezembro 20, 2020 0 Por Romário Nicácio

O Secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse que a nova variação da Covid-19 recentemente detectada está “fora de controle”, embora destaque a importância das restrições adotadas para conter sua disseminação.

Hancock disse à Sky News que controlar esta nova variante do vírus é “mais importante agora do que nunca, observando que o número de novos casos “disparou” nos últimos dias. “É uma doença fatal, temos que controlá-la e isso foi dificultado por essa nova variante”, enfatizou.

Nesse contexto, ele sugeriu que as restrições para interromper sua disseminação poderiam durar meses. A nova variante do vírus “é um grande desafio , até que tenhamos a vacina para proteger as pessoas. É isso que enfrentaremos nos próximos meses”, disse ele.

OMS

Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instou os países europeus a fortalecerem as medidas de controle para evitar a proliferação da variante supostamente mais contagiosa do coronavírus.

“Por toda a Europa, onde a transmissão é intensa e generalizada, os países devem  redobrar suas abordagens de controle e prevençãodisse à  AFP uma porta-voz da filial regional da organização. Ele indicou que a OMS pede que eles “aumentem o sequenciamento  dos vírus SARS-CoV-2 sempre que possível e compartilhem os dados da sequência internacionalmente, em particular para relatar se as mesmas mutações preocupantes forem encontradas”.

As autoridades britânicas relataram a detecção da nova cepa em 14 de dezembro. Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, essa variante pode ser “até 70% mais transmissível” do que a original.

Logo após o anúncio, vários países decidiram proibir temporariamente voos com o Reino Unido e outros estados para evitar a propagação da nova cepa do vírus.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!