Nova bateria permitirá carros elétricos cobrirem 800 km por carga

A subsidiária da empresa espanhola Graphenano, Grabat Energia, apresentou uma bateria de grafeno de alta densidade energética que permitirá que os veículos elétricos possam cobrir uma distância de até 800 km sem precisar recarregar, entre outras vantagens, relata o site El Mundo.

A tecnologia destas baterias é interessante não só para a indústria automobilística, mas também para a eletrônica e aeronáutica, uma vez que irá melhorar o desempenho e aumentar a autonomia de dispositivos móveis, baterias caseiras e até mesmo drones. Este tipo de bateria foi testada no supercarro espanhol GTA Spano.

A bateria, composta de polímero de grafeno, tem o poder de armazenar mais energia em um espaço mais reduzido que o das baterias atuais, com uma densidade de 1.000 watts-hora por quilograma (Wh / kg) e uma tensão de 2,3 v. Ela também pode ser recarregada em menos tempo, pois sua velocidade de carga é de 100 coulombs (C) a mais que as de iões de lítio 3 C. Além de mais rápida, ela não tem o inconveniente das baterias de lítio conhecido como “efeito memoria”, ou “vício de bateria”.

“Efeito memória” é um fenômeno muito comum em certos tipos de baterias que as impede de recarregar completamente, de modo que perdem gradualmente a capacidade de carga. A empresa espera construir 20 linhas de produção progressivamente a partir de março, com capacidade para produzir cerca de 80 milhões de células de polímero de grafeno por ano que será adaptado aos diferentes tipos de baterias.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!