Novembro Azul: um mês dedicado a saúde masculina
Em 2003 o movimento Novembro Azul teve origem na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e que procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Liga Contra o Câncer promove palestras, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos, para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de próstata.
Sociedade Brasileira de Urologia alerta sobre grupos de risco e faz recomendações
Em contato com o N10 notícias, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Regional RN (SBU-RN), Dr. Angêlo Campos revelou detalhes sobre quando se deve começar a realizar o exame de câncer de próstata e a incidência da doença. “Pelo protocolo da Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir dos 50 anos de idade devem procurar a urologista. Caso tenha fator de risco para câncer de próstata que são: negros e histórico familiar devem começar aos 45 anos de idade”, afirmou.
“Nos próximos três anos, a gente espera no Brasil cerca de 73 mil novos casos por ano da doença na população brasileira. É um câncer muito frequente, a idade média dele é os 60 anos de idade mais ou menos, o pico de incidência na sexta década de vida aproximadamente e é o segundo tipo de câncer mais comum no homem, ele perde apenas para o câncer de pele não melanoma”, pontuou o presidente da SBU-RN.
Novembro Azul e a Liga Contra o Câncer
O Urologista da Liga Contra o Câncer, Dr. Rafael Ribeiro Meduna, contou detalhes sobre a campanha Novembro Azul. “Nós falamos muito na campanha do Novembro Azul sobre o câncer de próstata, mas ela na verdade é uma campanha para se atentar a todos os aspectos que envolvem a saúde do homem. Em relação ao câncer de próstata, em geral nos casos mais iniciais, não se apresenta nenhum sintoma e quando eles começam a aparecer, em 95% desses casos a doença já estará avançada”, iniciou.
“Nós sabemos também que não conseguimos prevenir o câncer de próstata, mas a gente consegue realizar o diagnóstico precoce, e quando se consegue fazer esse diagnóstico pode-se atingir a cura em cerca de 90% dos casos. É por isso que é de extrema importante realizar os exames de rotina, os exames de rastreamento com o PSA e com o toque. Já que essa é a única maneira que temos de fazer o diagnóstico precoce e conseguir ter uma maior chance de cura”, pontuou.
Meduna comentou ainda sobre a importância da inciativa da Liga Contra o Câncer. “Em relação a Liga, ela tem um papel central nessa questão do tratamento oncológico, já é um hospital que tem uma referência não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Nordeste em âmbito nacional do tratamento do câncer em todos os aspectos. Em específico, no mês de novembro, a Liga tem uma série de eventos programados para a campanha do Novembro Azul”, iniciou.
“Uma delas vai ser o mutirão de atendimentos, que será realizado no segundo final de semana deste mês, onde serão atendidos pacientes com realização de toque e PSA para que ocorram as avaliações. Também está sendo programado, um mutirão de cirurgias para o tratamento específico do câncer de próstata. Para que possamos atender melhor esses pacientes. Além de em todas as unidades da Liga estarem sendo realizadas palestras sobre o tema do câncer de próstata e alertando os pacientes sobre o risco e os benefícios que tem em realizar esses exames de uma maneira rotineira. Em parceira com o shopping Midway serão feitas ali algumas orientações, com um stand sobre todas as questões do câncer de próstata desde rastreamento, sintomas, diagnósticos e tratamento. Reforçando a importância da Liga neste tema”, finalizou.
Principais sintomas
Os principais sintomas de câncer de próstata são:
- Vontade frequente para urinar
- Dor ao urinar ou ao ejacular
- Dificuldade para manter a ereção
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Dor na região dos testículos
Como é feito o tratamento:
O tratamento para câncer de próstata deve ser orientado por um urologista, e pode variar de acordo com a idade do homem, gravidade da doença e se existem outras doenças associadas. Assim, pode ser recomendado:
- Cirurgia da próstata ou prostatectomia: é o método mais utilizado e consiste na retirada completa da próstata através de uma cirurgia.
- Radioterapia: consiste na aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células de câncer
- Tratamento hormonal: é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, aliviando os sintomas
Cura do câncer de próstata:
É possível alcançar a cura do câncer de próstata quando é identificado na fase inicial e está localizado apenas na próstata. Nesses casos, é indicada a realização de cirurgia para retirar a próstata e eliminar completamente o câncer.
No entanto, dependendo da idade do homem e do estado de desenvolvimento da doença, o urologista pode indicar outros tipos de tratamento. Como o uso de remédios e até quimioterapia e radioterapia para garantir que todas as células cancerígenas sejam eliminadas.