NegóciosTurismo

Airbnb cria diretrizes para evitar que usuários reservem quartos ruins

Nesta quarta-feira (8) o Airbnb lança mudanças na plataforma para destacar hospedagens que tenham a melhor avaliação dos viajantes. Essa novidade faz parte de uma estratégia para estimular que os hóspedes e usuários do Airbnb tenham experiências melhores, especialmente os de primeira viagem.

“23% dos nossos novos clientes reservam hospedagens com baixa avaliação. Eles muitas vezes não sabem a diferença entre um bom e mau anúncio, ou um realmente bom. O problema é que pode ser difícil de saber o que você vai encontrar”, afirmou Brian Chesky, CEO do Airbnb, durante uma apresentação a jornalistas em Nova York. “Você sabe exatamente o que vai encontrar em um hotel. E essa é a razão número um pela qual as pessoas escolhem hotéis em vez do Airbnb“, prosseguiu Chesky.

O Airbnb vive um momento de crescimento de receita. No terceiro trimestre de 2023, a empresa faturou 3,4 bilhões de dólares, alta de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. No período, houve 113 milhões de reservas, que movimentaram 18,3 bilhões de dólares. O Brasil é o principal mercado para o Airbnb na América Latina, em volume de anúncios e número de anfitriões.

A região foi a que mais cresceu no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. As reservas quase dobraram na região entre 2019 e 2023. A empresa também viu alta nas viagens domésticas no país. Desde 2020, quase 600 cidades tiveram sua primeira reserva na plataforma. E, em 2022, as reservas domésticas, feitas por brasileiros, subiram 95% em relação a 2021.

Confira em detalhes as novidades do Airbnb

  • Preferidos dos Hóspedes: uma coleção das 2 milhões de acomodações que fazem mais sucesso no Airbnb com base em avaliações, comentários e confiabilidade.
  • Avaliações e comentários repaginados: a página de avaliações foi reformulada e conta com novos recursos para ajudar os hóspedes a entender a qualidade de cada acomodação.
  • Aba Anúncios: um conjunto de novas ferramentas para ajudar os anfitriões a administrar seus anúncios e destacar as informações que mais interessam aos hóspedes, tour por fotos criado por inteligência artificial.

Entenda como funciona o ‘Preferido dos Hóspedes’

A melhor maneira de encontrar um ótimo lugar para ficar é saber quais as acomodações que fazem mais sucesso com os hóspedes. É por isso que o Airbnb criou os Preferidos dos Hóspedes, uma coleção das 2 milhões de acomodações que mais fazem sucesso no Airbnb com base em avaliações, comentários e dados sobre confiabilidade provenientes de mais de meio bilhão de viagens.

  • Avaliações e comentários excelentes: os Preferidos dos Hóspedes possuem comentários muito positivos e avaliação média acima de 4,9 estrelas. Essas acomodações também recebem notas altas pela facilidade de check-in, limpeza, exatidão do anúncio, comunicação com o anfitrião, localização e custo-benefício.
  • Confiabilidade excepcional: os Preferidos dos Hóspedes têm um excelente histórico de confiabilidade, com cancelamentos feitos por anfitriões e reclamações relacionadas à qualidade de 1% em média.
  • Fácil de achar no Airbnb: os Preferidos dos Hóspedes estão disponíveis no mundo todo e são fáceis de encontrar no Airbnb. Basta procurar pelo novo selo nos resultados de busca e na página do anúncio ou filtrar por “Preferidos dos Hóspedes” ao fazer uma busca.

Quase dois terços dos Preferidos dos Hóspedes pertencem a Superhosts, anfitriões reconhecidos por seu histórico de hospitalidade excepcional.

Entenda como funciona as ‘Avaliações e comentários repaginados’

Os hóspedes deixaram mais de 371 milhões de avaliações sobre suas estadias no Airbnb. As avaliações e os comentários são a melhor maneira de estimar a qualidade de uma acomodação. Atualmente, há poucas informações na página de avaliações, o que dificulta para os hóspedes encontrarem os comentários mais relevantes para eles. A página de avaliações reformulada conta com três novos recursos que fazem com que os comentários sejam mais fáceis de ler e muito mais úteis.

  • Classificação dos comentários: os hóspedes agora podem classificar os comentários por data mais recente ou por nota da avaliação para encontrar os comentários que mais interessam a eles.
  • Gráfico das avaliações: um novo gráfico mostra a distribuição das avaliações de 1 a 5 estrelas para que os hóspedes possam conferir facilmente a quantidade de avaliações positivas e negativas.
  • Informações adicionais nos comentários: os comentários vêm com mais informações sobre a estadia e as pessoas que os escreveram, podendo incluir localização, duração da estadia e se viajaram com a família, animais de estimação ou em grupo.

Entenda como funciona a ‘Aba Anúncios’

Gerenciar um anúncio é uma das partes mais essenciais de anunciar no Airbnb, pois é através dele que os hóspedes podem saber mais sobre uma acomodação. Na verdade, o Airbnb tem visto que anúncios com mais informações podem conseguir até 20% a mais de reservas. No entanto, muitos anúncios não têm os detalhes que mais interessam aos hóspedes, porque os anfitriões tinham dificuldade para adicioná-los. É por isso que o Airbnb criou a aba Anúncios, um conjunto de novas ferramentas que permite aos anfitriões administrar facilmente seus anúncios e destacar os detalhes de suas acomodações.

  • Editor de anúncios: uma interface reformulada que permite que os anfitriões adicionem informações facilmente aos seus anúncios, como comodidades, tipos de cama e muito mais. Também é muito simples para o anfitrião atualizar o guia de chegada com as informações de que os hóspedes precisam antes do check-in.
  • Tour por fotos criado por inteligência artificial: os anfitriões podem criar instantaneamente um tour por fotos, onde as imagens são organizadas por cômodo para ajudar os hóspedes a entender o layout da acomodação. O tour por fotos é criado por um mecanismo de inteligência artificial do Airbnb desenvolvido sob medida e treinado com mais de 100 milhões de imagens que reconhece as fotos e as atribui a 19 cômodos em segundos. Os anfitriões podem editar o tour por fotos quando quiserem e adicionar comodidades a cada cômodo.
  • Integração com fechadura inteligente: os anfitriões podem conectar fechaduras inteligentes compatíveis à sua conta do Airbnb e gerar automaticamente um código exclusivo para cada reserva. Os hóspedes poderão ver os códigos de acesso no aplicativo do Airbnb antes da chegada. Esse recurso começará a ser lançado nos EUA e no Canadá ainda este ano, e será compatível com algumas fechaduras da Schlage, August e Yale.

Veja outras melhorias para os anfitriões

Além da nova aba Anúncios, a Edição de novembro do Airbnb 2023 traz ainda mais melhorias para os anfitriões.

  • Visibilidade dos preços: os preços definidos pelos anfitriões vão incluir as taxas de serviço, para que eles saibam o que os hóspedes pagam.
  • Comparação de preços: os anfitriões poderão comparar seus preços com os de anúncios similares diretamente no calendário, o que facilita acompanhar as tendências dos preços locais.
  • Novo painel de ganhos: um painel totalmente reformulado para dar aos anfitriões uma visão clara dos ganhos, incluindo um detalhamento dos pagamentos passados e futuros, além de filtros, buscas e relatórios personalizáveis.
  • Novas opções para as cotas do coanfitrião: os anfitriões têm duas novas opções para compartilhar os ganhos com os coanfitriões, compartilhar a taxa de limpeza ou compartilhar a taxa de limpeza mais uma porcentagem do valor da reserva.
  • Novo sistema de troca de mensagens com coanfitriões: os anfitriões e seus coanfitriões agora podem se comunicar pela plataforma com os novos recursos de mensagens, facilitando o gerenciamento de reservas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo