Até terça-feira, 10 de dezembro de 2024, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal receberão um novo lote de vacinas contra a covid-19. O Ministério da Saúde distribuirá 1,5 milhão de doses da vacina Serum, imunizante com eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos, segundo dados oficiais.
Essas doses fazem parte de um grande contrato que garante o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos. O Ministério adquiriu, por meio de pregão eletrônico, quase 70 milhões de doses. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê novas remessas nas próximas semanas, com um total de 5 milhões de doses até o fim do mês.
A vacina Serum, produzida pela Zálika Farmacêutica, apresenta vantagens em relação a outras opções: além da comprovada eficácia e segurança, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para maiores de 12 anos, possui maior prazo de validade e logística simplificada para transporte e conservação. Crianças menores de 12 anos continuarão recebendo a vacina da Pfizer.
Junto com as novas doses, o Ministério da Saúde enviará orientações atualizadas sobre a estratégia de vacinação contra a covid-19. A vacina já integra o calendário básico de imunização infantil desde o início do ano. A vacinação também é recomendada para gestantes, com reforços periódicos para idosos e grupos vulneráveis.
O esquema de vacinação para crianças menores de 5 anos consiste em duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas, seguida por uma dose de reforço. Gestantes devem ser vacinadas durante a gravidez ou no puerpério. Idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos com mais de 5 anos devem receber doses de reforço a cada seis meses. Indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou comorbidades, e população carcerária devem receber uma dose anual.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.