SaúdeMundo

Surto de E. coli nos EUA pode estar ligado a sanduíche do McDonald’s

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 49 pessoas de 10 estados foram infectadas.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, sigla em inglês) emitiu um alerta de segurança alimentar em meio a um surto da bactéria E. coli, que pode estar ligado ao sanduíche Quarteirão da rede McDonald’s.

De acordo com o CDC, 49 pessoas em dez estados norte-americanos foram infectadas pela mesma cepa da bactéria, com a maioria dos casos concentrada no Colorado (27) e em Nebraska (9). Das pessoas infectadas, 10 foram hospitalizadas e uma pessoa idosa morreu em decorrência da infecção.

O CDC também informou que uma criança está internada após desenvolver complicações da síndrome hemolítico-urêmica, uma doença grave frequentemente relacionada ao consumo de água e alimentos contaminados. Conforme relatado pelo CDC, todos os entrevistados reportaram ter se alimentado em um McDonald’s antes do quadro de sintomas ter início, e a maioria mencionou especificamente ter comido um sanduíche Quarteirão.

A cepa envolvida no surto, E. coli O157, é conhecida por causar doenças graves e esteve na origem de um surto em 1993 que matou quatro crianças após o consumo de hambúrgueres malpassados em restaurantes da rede Jack in the Box.

Até o momento, o CDC ainda não identificou o ingrediente específico responsável pela contaminação, mas as investigações estão focadas em duas possíveis causas: cebolas frescas fatiadas e hambúrgueres de carne bovina. Segundo Cesar Piña, diretor de Cadeia de Suprimentos do McDonald’s na América do Norte, as primeiras descobertas vinculam as cebolas fatiadas aos casos, com o ingrediente sendo fornecido por um único fornecedor que abastece três centros de distribuição da rede.

Como resultado e em conformidade com os nossos protocolos de segurança, todos os restaurantes locais foram instruídos a retirar esse produto de seus estoques e suspendemos a distribuição de todos os lotes de cebolas em rodelas na área impactada, declarou Piña.

Por precaução, o McDonald’s também informou que está removendo temporariamente o sanduíche Quarteirão de seus restaurantes localizados no Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, além de partes de Idaho, Iowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma.

Sintomas da infecção

CDC investiga surto de E. coli ligado a sanduíche Quarteirão do McDonald's
CDC investiga surto de E. coli ligado a sanduíche Quarteirão do McDonald’s – Imagem de akiragiulia por Pixabay

Os sintomas de uma infecção por E. coli incluem cólicas abdominais severas, diarreia com sangue e vômitos. Geralmente, eles surgem de três a quatro dias após a exposição à bactéria. Embora a maioria dos infectados se recupere sem necessidade de hospitalização dentro de cinco a sete dias, alguns casos podem evoluir para problemas graves, como a síndrome hemolítico-urêmica, que pode causar complicações renais e requer internação.

O CDC aconselha que qualquer pessoa que tenha consumido alimentos em restaurantes McDonald’s nas áreas afetadas e apresente esses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.