Meio Ambiente

Nível do mar pode subir mais do que o esperado até 2100

Foto: Pixabay

(ANSA) – O nível do mar pode subir bem mais que o previsto pelos especialistas até o final deste século, aponta estudo divulgado pela revista britânica “Nature”.

Segundo relatório, esse aumento pode ser 50 cm maior do que o esperado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado as Nações Unidas (ONU), para 2100, o que provocará consequências desastrosas para ilhas e cidades costeiras no mundo todo. Segundo o último relatório sobre os efeitos do aquecimento do IPCC, divulgado em 2013, o nível do mar poderia subir entre 52 cm e 98 cm até 2100. A nova pesquisa, no entanto, é muito mais alarmante, e diz que aumento do nível marítimo pode chegar a 1,5 m.

“Isso pode ser um desastre para muitas cidades que ficam mais próximas do nível do mar”, disse o autor principal do estudo, Robert DeConto, da Universidade de Massachusetts. A boa notícia é que, caso as emissões dos gases que contribuem para o aquecimento global diminuam, essa projeção desastrosa pode ser revertida ou no mínimo retardada.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.