reservatórios
Foto: Divulgação/Sabesp

Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram aumento nos níveis pelo terceiro dia consecutivo. O principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo opera hoje (8) com 5,7% da sua capacidade. O nível, no entanto, continua em estado crítico. A Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o volume armazenado aumentou 0,1 ponto percentual.

Nos primeiros dias deste mês o volume de chuvas alcançou 85,6 milímetros (mm) – a média histórica para fevereiro é 199,1 mm. Além do Cantareira, os outros mananciais administrados pela Sabesp também obtiveram aumento no volume. O Alto Tietê, que, além da zona leste da cidade, atende a nove cidades, registrou alta de 0,3 ponto percentual e está com 12,4% da sua capacidade. Neste mês, as precipitações por lá somam 81,7 mm, enquanto a média para fevereiro é 192 mm.

O Sistema Guarapiranga, que abastece a zona sul, teve aumento de 1,2 ponto percentual no nível armazenado e agora está com 52,3% da sua capacidade. No mês, o sistema acumulou 97,2mm de chuva. A média histórica para fevereiro no sistema é 192,5mm. O Alto Cotia está com 32,6% da capacidade, uma alta de 0,4 ponto percentual em relação ao dia anterior. Para o mês, a pluviometria acumulada é de 98,2mm. Já a média histórica é 178,9mm. Essas represas fornecem água para as cidades de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.

O Sistema Rio Grande, que abastece os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo e parte de Santo André, subiu de 78,2% para 78,9% no último dia. Neste mês, houve acúmulo de 91,2mm de chuva. No Sistema Rio Claro, o nível das represas teve elevação de 0,1 ponto percentual de ontem (7) para hoje (8). A média de chuva para fevereiro é 237,8mm. Até o momento, foram registrados 65mm. O sistema atende parte da zona leste da capital e os municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.