Notícias

Nistagmo: a doença que causa tremores incontroláveis nos olhos e não tem cura

Imagine não conseguir controlar os movimentos dos olhos e, em muitos casos, precisar adotar posturas incorretas para conseguir enxergar. Estamos falando do nistagmo, um tremor rítmico e incontrolável dos movimentos oculares.

O nistagmo é uma condição rara, cuja prevalência na população com menos de 18 anos é 0,17%; e na população em geral é de 0,14%. Já em adultos, é um pouco maior, afetando 0,27% das pessoas.

Apesar de não ser tão prevalente, o nistagmo é incurável e tem impactos importantes na qualidade de vida dos pacientes. A condição pode diminuir a autoestima, afetar os relacionamentos sociais e causar sentimentos de desesperança e medo.

Por isso, é fundamental disseminar informações a respeito do nistagmo, para aumentar o suporte aos pacientes e familiares, assim como para melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

O que é o nistagmo?

Segundo a neuroftalmologista Dra. Marcela Barreira, que também é oftalmopediátrica e especialista em estrabismo, trata-se de um distúrbio oculomotor, ou seja, de uma condição ligada à dificuldade de controle dos movimentos dos músculos oculares. Afeta crianças e adultos.

Origem do nistagmo

“O nistagmo infantil é aquele que se manifesta na infância. É comum surgir entre os dois ou três meses de vida. O bebê com nistagmo terá dificuldade para focalizar as imagens, ou seja, a visão ficará embaçada”, diz a médica.

“O nistagmo em crianças pode estar relacionado ao estrabismo, assim como à catarata congênita, ao albinismo e a outras condições, como distrofias na retina, distúrbios do nervo óptico, hipoplasia foveal, ausência congênita da íris (aniridia), acromatopsia (condição em que a pessoa só enxerga preto e branco)”, explica Dra. Marcela.

“Nas crianças, temos o nistagmo sensorial devido à baixa visão. Nesses casos, como a criança não enxerga bem, na tentativa de fixar a imagem, o olho treme. Já no nistagmo motor, o olho apresenta uma alteração motora que impede o controle dos movimentos dos músculos oculares. Essas crianças costumam girar a cabeça ou levantar o queixo para conseguirem enxergar. São chamadas posições de bloqueio”, comenta a especialista.

“Já nos adultos, o nistagmo pode estar ligado a doenças sistêmicas, como o acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla, doença de Meniére, traumatismos cranianos, alguns medicamentos, crises epiléticas, uso de álcool, drogas e problemas no ouvido interno. Entretanto, nem sempre será possível definir a causa do nistagmo, o que chamamos de nistagmo idiopático”, cita Dra. Marcela.

Sintomas associados

Além da falta de controle dos movimentos oculares, as pessoas com nistagmo podem apresentar mais sensibilidade à luz, tontura, dificuldade para enxergar no escuro, torcicolo ou inclinação demasiada da cabeça e do pescoço para conseguir enxergar e a sensação de imagens tremidas.

As pessoas com nistagmo têm mais probabilidade de apresentar erros refrativos do que a população em geral, sendo que os graus costumam ser mais altos. Também é comum o desenvolvimento da ambliopia (olho preguiçoso), assim como a acuidade visual pode ser prejudicada.

Diagnóstico e tratamento

A princípio, o oftalmologista pode fazer o diagnóstico do nistagmo. Porém, como é uma condição que envolve o sistema nervoso, há uma especialidade mais específica que pode diagnosticar e tratar o nistagmo, que é Neuroftalmologia.

Outras especialidades podem ser envolvidas, como o otorrinolaringologista, pois em alguns casos o nistagmo pode estar associado a problemas no sistema vestibular.

De acordo com Dra. Marcela, o tratamento do nistagmo, principalmente quando desenvolvido na infância, é restrito.

“Não há nenhuma cirurgia que cure a condição, ou seja, que faça os olhos pararem de tremer. A cirurgia é indicada para melhorar as posições de bloqueio. Fazemos cortes e reposicionamento dos músculos retos oculares para mudar a posição primária da visão. Isso ajuda a melhorar ou a eliminar o torcicolo. Em alguns casos, a aplicação de uma substância pode ajudar a paralisar os músculos. Porém, cada caso é avaliado de forma individual”.

Alguns casos de nistagmo que acontecem pelo uso de álcool, drogas ou outros medicamentos, podem melhorar com a suspensão dessas substâncias. Entretanto, mesmo nos adultos, quando o nistagmo está relacionado a lesões no sistema nervoso, não há cura.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.