Entretenimento

Netflix pisa no freio em seus esforços para defender a diversidade

Funcionários de departamentos focados em conteúdo para negros, latinos, asiático-americanos e LGBTQIA+ foram demitidos na última terça-feira (17/05)

Junto com os 150 funcionários em tempo integral que a Netflix demitiu na última terça-feira (17/05), dezenas de roteiristas tiveram que fazer as malas. Diversas críticas inundaram o Twitter depois que os cortes nos postos de trabalho foram anunciados. Muitos desses escritores faziam parte das iniciativas de diversidade em larga escala da Netflix e disseram que a gigante do streaming em dificuldades havia destruído esses departamentos.

Funcionários de diversos departamentos de mídia social da Netflix foram demitidos na terça-feira, incluindo a Strong Black Lead que atua focado em conteúdo para negros, Con Todo focado em latinos, Golden focado em asiático-americanos e Most focado em LGBTQIA+. Vários escritores também foram demitidos do canal para fãs da Netflix, o Tudum, que já teve uma rodada anterior de demissões no mês passado.

Muitas dessas iniciativas de mídia social tinham apenas alguns meses (Golden havia sido introduzido em janeiro), mas nesse curto espaço de tempo as plataformas foram apreciadas por suas comunidades selecionadas. O Hollywood Reporter chegou elogiar a Strong Black Lead por permitir que as vozes negras amplifiquem o conteúdo que envolve a comunidade enquanto trazem conversas sobre conteúdo centrado em negros para o mainstream.

O Business Insider informou que entre 60 e 70 pessoas foram demitidas, embora o número exato de demissões seja desconhecido. Alguns twittaram que foram informados de sua demissão pelo Zoom. Outros foram ao Twitter para dizer que não souberam das demissões até descobrirem que suas contas do Netflix Slack haviam sido bloqueadas.

Um porta-voz da Netflix disse que a empresa continuará operando essas contas com escritores dessas comunidades. O porta-voz se recusou a oferecer um número total de funcionários demitidos, mas disse em comunicado que os cortes estão afetando todos os canais de mídia social da Netflix e não apenas esses quatro, acrescentando: “Estamos fazendo mudanças na maneira como apoiamos nossos esforços de publicação, inclusive fazendo parte deste importante trabalho internamente. Nossos canais sociais continuam a crescer e inovar, e estamos investindo fortemente neles“.

Em uma declaração anterior ao Gizmodo sobre as demissões de funcionários em tempo integral, a Netflix disse que os cortes de funcionários não se deviam ao desempenho, mas à “desaceleração do crescimento da receita”, acrescentando que eles estavam “trabalhando duro para apoiar [os funcionários] nesta transição muito difícil”. A Netflix perdeu assinantes pela primeira vez em uma década no último trimestre, derrubando suas ações .

Myles Worthington, ex-chefe de audiências globais, gestão de marca e editorial da Netflix, defendeu a criação dessas equipes de diversidade por vários anos. Ele deixou a empresa no início deste mês e em 17 de maio foi ao Twitter para lamentar o fim das equipes que ele “construiu do zero”. Restam “algumas” pessoas nas equipes de diversidade, de acordo com Worthington, mas o ex-chefe da Netflix se recusou a tecer maiores comentários.

Alguns do demitidos, criticaram a Netflix:

Outros falaram com carinho sobre o que conseguiram fazer escrevendo para a Netflix, especialmente promovendo conteúdo que atraiu grupos que lutaram para serem representados na mídia.

Além de vários de seus projetos de animação (que foram bastante planejados) não verem a luz do dia, a Netflix também demitiu cerca de 70 trabalhadores de meio período de seu estúdio de animação. A Variety informou, com base em fontes anônimas da Netflix, que projetos de animação programados, como a adaptação animada de Bebê antirracista (escrito por Ibram X. Kendi) e a adaptação do livro infantil de Tui T. Sutherland, Wings of Fire, foram cancelados. A Netflix disse que essa decisão se deve a considerações criativas, não relacionadas ao custo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.