Portal N10

Navio oceanográfico da Marinha do Brasil abre para visitação em Natal

População poderá conhecer o "Antares" neste domingo

O Navio Oceanográfico Antares, da Marinha do Brasil, que está atracado na capital potiguar abre para visitação pública neste domingo (15). A população poderá conhecer a embarcação das 13h30 às 17h, na Base Naval de Natal, no bairro do Alecrim, zona leste da cidade.

O “Antares” veio a Natal para coletar dados oceanográficos e meteorológicos na área marítima entre o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro. O objetivo da missão é obter dados físico-químicos da água do mar, destinados à produção de informações ambientais necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha brasileira.

Os dados coletados devem contribuir para o enriquecimento do Banco Nacional de Dados Oceanográficos.

História do Antares

Construído em 1983 na Noruega, o “Antares” teve sua quilha batida e foi lançado ao mar no mesmo ano. Classificado como Navio de Pesquisa Sísmica, recebeu o nome de M/V “Lady Harrison”, tendo efetuado levantamentos de pesquisa sísmica na área do Mar do Norte, Mar Báltico e Mar Mediterrâneo no período de 1984 a 1986.

Com seu contrato de aquisição assinado em 10 de fevereiro de 1988 entre a Marinha do Brasil e a Racal Geophysics Limited, o navio foi oficialmente entregue e enviado ao Rio de Janeiro.

Recomendação aos visitantes

Devido às características e limitações do local, e a existência de escadas de acesso aos compartimentos, é recomendado que sejam evitadas crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Serviço

O quê: visitação pública ao Navio Oceanográfico Antares
Local: Base Naval de Natal, no bairro do Alecrim
Data: 15/04/2018
Horário: 13h30 às 17h
Entrada: gratuita

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.