Notícias

Navegadores do Windows se “armam” contra a mineração de Bitcoins

Atualmente, a criptomoeda está crista da onda. Dos 300 ou 400 dólares que valiam alguns anos atrás, hoje o Bitcoin já está se movendo na casa dos  US $ 13.000, e logicamente isso nos fez começar a viver uma nova corrida: a “febre do ouro digital “. Esta moeda é tão valorizada que já existem pessoas que estão aproveitando-se em benefício próprio usando dos usuários que navegam na rede calmamente.

Nas últimas semanas, conhecemos os casos mais alarmantes: tal é o valor do Bitcoin, que muitos sites estão começando a obter grandes lucros, aproveitando dos PCs de seus usuários para minerar as moedas antes de mostrar publicidade. A Pirate Bay fez isso por meses, e desde então, muitas outras páginas foram no mesmo caminho. O que eles fazem é usar o poder do seu computador para explorar Bitcoins por conta própria; e você, sem saber disso, está ajudando a ganhar dinheiro (muito).

Essa tática é conhecida por cryptohacking e, nos últimos meses, talvez o seu computador já tenha sido afetado sem que você saiba. Para brecar esta “epidemia”, o navegador Opera acabou de anunciar que, em uma atualização futura, incluirá um recurso anti-criptográfico que bloqueará – se o usuário assim desejar – qualquer tentativa dos sites de minerar moedas sem sua permissão. Ele estará disponível em uma atualização que será exibida em todos os computadores Windows.

A função que o navegador apresentou será chamada “NoCoin“, e estará disponível na próxima versão do Opera 50. Como a empresa revelou em seu blog oficial, é uma opção focada exclusivamente na proteção contra a mineração indesejada de Bitcoins (e outras criptografias): se você decidir ativá-lo a partir das configurações, não haverá uma página da Web que possa aproveitar os recursos do seu PC para minerar as moedas a seu favor.

Deixando de lado a ética questionável das páginas que usam esta técnica para ganhar dinheiro com as visitas de seus usuários, uma das grandes desvantagens de um site usando seu PC para minerar Bitcoins é que seu computador pode acabar sofrendo problemas de desempenho por causa disso. Enquanto você está navegando em um desses sites, uma boa parte do desempenho da sua máquina vai para a tarefa de mineração de criptografia.

A boa notícia é que os gigantes dos navegadores para computador começaram a se mover para proteger seus usuários desta nova técnica. No caso do Chrome e do Firefox, por outro lado, as extensões extra-oficiais estão atualmente oferecendo aos usuários uma alternativa para proteger seus computadores das minerações indevidas!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.