Aplicativos

Navegadores do Windows se “armam” contra a mineração de Bitcoins

Atualmente, a criptomoeda está crista da onda. Dos 300 ou 400 dólares que valiam alguns anos atrás, hoje o Bitcoin já está se movendo na casa dos  US $ 13.000, e logicamente isso nos fez começar a viver uma nova corrida: a “febre do ouro digital “. Esta moeda é tão valorizada que já existem pessoas que estão aproveitando-se em benefício próprio usando dos usuários que navegam na rede calmamente.

Nas últimas semanas, conhecemos os casos mais alarmantes: tal é o valor do Bitcoin, que muitos sites estão começando a obter grandes lucros, aproveitando dos PCs de seus usuários para minerar as moedas antes de mostrar publicidade. A Pirate Bay fez isso por meses, e desde então, muitas outras páginas foram no mesmo caminho. O que eles fazem é usar o poder do seu computador para explorar Bitcoins por conta própria; e você, sem saber disso, está ajudando a ganhar dinheiro (muito).

Essa tática é conhecida por cryptohacking e, nos últimos meses, talvez o seu computador já tenha sido afetado sem que você saiba. Para brecar esta “epidemia”, o navegador Opera acabou de anunciar que, em uma atualização futura, incluirá um recurso anti-criptográfico que bloqueará – se o usuário assim desejar – qualquer tentativa dos sites de minerar moedas sem sua permissão. Ele estará disponível em uma atualização que será exibida em todos os computadores Windows.

A função que o navegador apresentou será chamada “NoCoin“, e estará disponível na próxima versão do Opera 50. Como a empresa revelou em seu blog oficial, é uma opção focada exclusivamente na proteção contra a mineração indesejada de Bitcoins (e outras criptografias): se você decidir ativá-lo a partir das configurações, não haverá uma página da Web que possa aproveitar os recursos do seu PC para minerar as moedas a seu favor.

Deixando de lado a ética questionável das páginas que usam esta técnica para ganhar dinheiro com as visitas de seus usuários, uma das grandes desvantagens de um site usando seu PC para minerar Bitcoins é que seu computador pode acabar sofrendo problemas de desempenho por causa disso. Enquanto você está navegando em um desses sites, uma boa parte do desempenho da sua máquina vai para a tarefa de mineração de criptografia.

A boa notícia é que os gigantes dos navegadores para computador começaram a se mover para proteger seus usuários desta nova técnica. No caso do Chrome e do Firefox, por outro lado, as extensões extra-oficiais estão atualmente oferecendo aos usuários uma alternativa para proteger seus computadores das minerações indevidas!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.