Navegação no Canal de Suez é retomada após desencalhe de navio
Foto: Airbus Space

Navegação no Canal de Suez é retomada após desencalhe de navio

(ANSA) – A Autoridade do Canal de Suez anunciou nesta segunda-feira (29) a retomada da navegação na via marítima que conecta os mares Vermelho e Mediterrâneo.

O canal ficou bloqueado durante quase uma semana devido ao encalhe do navio Ever Given, que estava atravessado de uma margem à outra da via desde a última terça (23) por razões ainda não esclarecidas.

“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, anunciou a retomada do tráfego de navegação no canal”, diz um comunicado divulgado pelo órgão. Apenas poucos minutos antes, sites que monitoram rotas marítimas haviam informado que o Ever Given voltara a ficar atravessado em Suez.

O desencalhe do navio foi possibilitado pela alta da maré nesta segunda-feira, o que facilitou o trabalho dos rebocadores para colocar o transatlântico na posição correta.

Nos últimos dias, especialistas chegaram a especular que a liberação do Canal de Suez poderia levar várias semanas. A rota marítima é uma das principais do mundo e conecta os mares Vermelho e Mediterrâneo.

Graças a ela, navios não precisam contornar a costa da África para viajar do Oriente ao Ocidente. “Hoje os egípcios conseguiram encerrar a crise do navio no Canal de Suez, apesar da enorme complexidade técnica que envolveu esse processo”, comemorou no Twitter o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.

Com 400 metros de comprimento e cerca de 224 mil toneladas, o Ever Given estava encalhado em uma posição diagonal desde 23 de março, obstruindo completamente a passagem do canal. O navio deve ser direcionado a um lago para uma revisão técnica, e a expectativa é de que o tráfego em Suez seja normalizado em três dias e meio.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: