Notícias

Natalense deve gastar em média R$ 151 no Dia das Mães

Pesquisa da Fecomércio mostra que os valores desembolsados para as compras serão maiores do que os registrados no ano passado

Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data do ano para o comércio varejista. Após a crise provocada pela pandemia e o período de retomada da economia, a pesquisa de Intenção de Compras para a data comemorativa realizada pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte aponta um cenário favorável para intenção de compras no dia 8 de maio.

Entre os consumidores natalenses que irão às compras, o índice registrou avanço de 59,1% para 61%, na comparação entre 2021 e 2022. Os resultados, contudo, mostraram-se abaixo dos patamares de 2019, período anterior à pandemia, quando o índice atingiu 74,6%.

Entre os que afirmaram não ter intenção de presentear, a maior justificativa dos consumidores natalenses é a situação financeira, sendo a falta de dinheiro, dívidas, desemprego e poupar os principais argumentos apontados pelos entrevistados, que juntos somam 73,1% das respostas.

No que se refere aos gastos, a pesquisa mostra que os valores desembolsados para as compras serão maiores do que os registrados no ano passado. Para este ano, o ticket médio entre os consumidores da capital potiguar deve ficar em torno de R$ 151,41 sendo puxado, principalmente, pela alta dos preços. O resultado representa um aumento de R$ 35,05 a mais do que o registrado em 2021, quando foi de R$ 116,36.

Para o natalense, o hábito de presentear na data é o motivo de ir às compras (41,6%). Os itens preferidos dos compradores serão vestuário, com 34,4% das intenções de compra. Perfumes e cosméticos corresponderam a 27,7% dos presentes, além de eletrodomésticos (11%) e calçados ou bolsas (8,5%). Também foram mencionados outros tipos de presentes, tais como acessório e joias, celulares ou eletrônicos; flores; livros, entre outros. Os indecisos representam 13,3%.

As ofertas e promoções são os principais fatores que determinarão a compra para 46,3% dos consumidores. A pesquisa da Fecomércio RN revela também que 58,9% devem comprar um único presente para o Dia das Mães. Ao passo que 31,6% dos entrevistados pretendem comprar dois presentes e 9,5% três ou mais produtos.

A compra física será o tipo preferido de consumo entre os natalenses. Os entrevistados que pretendem adquirir o item em lojas de shoppings representam 49,1%. Já 27,5% dos participantes almejam comprar em lojas do comércio de rua, enquanto 14,7% vão buscar os produtos na internet. A maior parte dos entrevistados (76,2%) afirma que pretende fazer as compras na semana que antecede a data comemorativa.

No que se refere à pesquisa de preço para os presentes das mães, neste ano, 71,6% afirmaram que vão pesquisar os valores dos produtos antes de efetivar as compras, um aumento de 9,1 pontos percentuais em comparação com 2021 (62,5%).

Mossoró

Já em Mossoró, entre os consumidores que irão às compras no Dia das Mães, o índice apontou avanço de 53,3% para 56,9%, no comparativo 2021 e 2022. Apesar da intenção de compras ser ainda inferior ao período pré-pandemia, o índice deste ano é 3,6 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado.

Fatores econômicos são apontados pelos mossoroenses como principais impedimentos para não celebrar a data e somam, juntos, 71,1% das justificativas para não ir às compras neste ano. Outro motivo citado foi o fato de não ter quem presentear.

O estudo mostrou que os consumidores devem gastar em média R$ 121,25 no presente do Dia das Mães deste ano, R$ 9,17 a mais do que o computado em 2021, quando o gasto estimado havia sido de R$ 112,08. O levantamento também mostra que 80,8% dos consumidores vão pesquisar o valor dos presentes de diversas formas antes de finalizar suas compras.

Para os mossoroenses que desejam comemorar a data, os motivos apresentados foram: costume de presentear (41,3%), consideram um gesto importante (31,5%) e gostam das pessoas que vão presentear (27,3%). Perfumaria e cosméticos aparecem como principais itens de presentes, sendo a opção de 21,5% dos respondentes da pesquisa. Em segundo lugar vem vestuário (19,6%), depois vêm os calçados e bolsas (16,9%) e eletrodomésticos (9,2%).

Os atrativos para escolha dos presentes, assim como acontece em Natal, serão as ofertas e promoções com 48,8%. Em seguida, aparecem a marca do produto (27,3%), localização do estabelecimento (12,3%) e desejo da pessoa presenteada (6,2%).

Lojas do comércio de rua são a preferência de 42,1% dos participantes que irão fazer suas compras. Já 25,5% dos consumidores disseram que desejam comprar em shopping. Outros 12,4% relataram que vão comprar pela internet e 14,2% ainda irão decidir o local de compra. Quanto ao dia das compras, 73,2% dos entrevistados pretendem comprar na semana do Dia das Mães.

Sobre os tipos de comemorações, 29,3% dos entrevistados em Mossoró planejam proporcionar um almoço ou jantar em casa. Em Natal, esse índice é de 35,7%. Outros lugares como restaurantes e shoppings foram citados por 6,1% dos entrevistados mossoroenses. Na capital potiguar, 8,8% irão em busca de bares e restaurantes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.