O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu na tarde desta sexta-feira (12) o professor doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), para falar sobre o evento Cidades Inteligentes e Humanas que acontecerá em Natal nos dias 16 e 17 de fevereiro. O evento marcará a operacionalização do acordo bilateral entre Governo Brasileiro e União Europeia dentro do contexto das Cidades Inteligentes e Humanas.

Segundo o professor Álvaro de Oliveira, que é Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas e coordena a Rede de Human Smart Cities, Natal é considerada uma das cidades ideais no Brasil para implementar o projeto Cidades inteligentes e Humanas. “Natal é uma das cidades ideais porque existem competências técnicas e científicas, mas acima de tudo há uma excelente ligação no trabalho entre a Prefeitura e a Universidade”, afirmou o Professor e Doutor Álvaro de Oliveira.

O objetivo do Cidades Inteligentes e Humanas é criar um programa que, com o apoio da União Européia e do Governo Brasileiro, irá financiar projetos para criar soluções para os problemas das cidades brasileiras promovendo a cooperação no conhecimento e inovação, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação, entre outras áreas.

Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal (UFRN), por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e o Instituto Metrópole Digital (IMD).

O evento, que acontece próxima semana no IMD, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visa definir um Plano de Ação para Desenvolvimento de Soluções para Cidades Inteligentes e Humanas usando, como infraestrutura comum, o FIWARE.

“Esse projeto é muito importante para trocarmos informações e experiências. É um intercâmbio precioso para que a gente se aprimore e coloque em prática programas com o objetivo de solucionar os problemas da nossa cidade”, disse o Prefeito Carlos Eduardo.

Participaram também da reunião o chefe do gabinete Civil Jonny Costa, a Secretária Municipal de Planejamento, Virginia Ferreira, o Diretor do Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.