A partir desta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal deu início à vacinação contra a dengue. Focada nas crianças entre 10 e 14 anos de idade, a vacinação ocorrerá de forma escalonada atendendo a recomendações do Ministério da Saúde.
Natal recebeu um total de 18.806 doses do primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A imunização ocorrerá em duas doses sendo aplicadas em um intervalo de três meses.
Essa primeira fase da vacinação contemplará crianças de 10 a 11 anos. Posteriormente, a vacinação será estendida para crianças de 12 a 14 anos, conforme explica o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes.
“Vamos começar a imunização de forma escalonada, imunizando primeiro crianças de 10 a 11 anos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, e depois ampliaremos para contemplar as crianças de 12 a 14 anos”, esclarece o secretário.
Como se vacinar contra dengue em Natal?
Nesta primeira etapa de vacinação foram selecionadas oito unidades básicas de saúde de referência, distribuídas nos cinco distritos sanitários da cidade. A escolha dessas unidades levou em consideração critérios como densidade vetorial, número de casos prováveis detectados por área, segundo o Atlas Com as Áreas Suscetíveis para o Adoecimento por Arboviroses em Natal para o Ano de 2024, e o componente socioeconômico da localidade.
Para receber a vacina, é necessário ter entre 10 e 14 anos, e comparecer a uma das oito unidades básicas de saúde durante o período especificado para cada faixa etária, portando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.
Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), destacou a importância do comprovante de residência, explicando: “Estas vacinas foram distribuídas para algumas cidades levando em conta a questão epidemiológica de cada território, por esse motivo a necessidade da apresentação do comprovante de residência, para termos controle de quem está recebendo a vacina, e nos certificarmos que as doses estão sendo distribuídas para os munícipes de Natal.”
Até o dia 16 de fevereiro de 2024, foram notificados 463 casos de arboviroses em Natal. O controle do mosquito ainda é considerado o principal método de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. “Cerca de 75% dos criadouros de mosquitos são localizados dentro ou no entorno dos domicílios, então é importante que a população fique atenta e se envolva no combate ao Aedes aegypti”, destacou George Antunes.
Para quem não é recomendada a vacinação?
Vale ressaltar que também existem grupos que não que não foram incluídos no cronograma de vacinação contra a dengue com este imunizante. É o caso das gestantes, lactantes, menores de 4 anos, maiores de 60 anos e imunossuprimidos.
Horários de atendimento e onde se vacinar contra a dengue em Natal?
As unidades de referência para vacinação funcionarão das 8h às 16h, distribuídas nos distritos sanitários (regiões) da cidade: Norte I (UBS Pajuçara e UBS Nordelândia), Norte II (UBS Bela Vista e UBS Jardim Progresso), Leste (UBS Brasília Teimosa), Oeste (UBS Felipe Camarão II e UBS Dix Sept-Rosado) e Sul (UBS Ronaldo Machado).
Confira abaixo as principais informações sobre a vacinação contra a dengue em Natal
Quem Pode se Vacinar?
- Crianças de 10 a 11 anos (nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro)
- Crianças de 12 a 14 anos (a partir de 22 de fevereiro)
Quem Não Pode se Vacinar?
- Gestantes
- Lactantes
- Menores de 4 anos
- Maiores de 60 anos
- Imunossuprimidos
Documentos Necessários para Vacinação:
- Documento de identificação pessoal
- Cartão de vacinação
- Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade
- Apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.
Unidades de Referência para Vacinação (8h às 16h):
- Norte I: UBS Pajuçara, UBS Nordelândia
- Norte II: UBS Bela Vista, UBS Jardim Progresso
- Leste: UBS Brasília Teimosa
- Oeste: UBS Felipe Camarão II, UBS Dix Sept-Rosado
- Sul: UBS Ronaldo Machado
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.