Destaques, Natal

Natal divulga calendário de matrículas da Rede de Ensino para 2019

Natal divulga calendário de matrículas da Rede de Ensino para 2019

O calendário de matrículas para o ano letivo de 2019 para a Rede Municipal de Ensino já está pronto. De acordo com a Secretaria de Educação de Natal, o calendário que foi organizado pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE) e Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE), tem como objetivo sistematizar o processo de matrículas nas 146 unidades de ensino da Prefeitura.

“O primeiro momento segue até o dia 30 de novembro, que corresponde ao período da matrícula antecipada para novatos, voltada para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Os alunos com deficiência que já integram a Rede Municipal possuem suas vagas garantidas por meio da renovação da matrícula”, destaca a titular da Secretaria de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva. Atualmente a Rede Municipal atende cerca 1.455 alunos com deficiência.

Sistema de Matrícula On-Line

De acordo com as orientações gerais para a matrícula, o processo de solicitação de vaga de estudantes novatos da Rede Municipal será através do Sistema de Matrícula On-line para o ano letivo de 2019, por meio do endereço eletrônico: natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline. Já o “Portal do Aluno” que vai entrar em funcionamento em janeiro de 2019, vai disponibilizar toda vida escolar do estudante na Rede Municipal de Ensino. O portal vai ser acessado no seguinte endereço: educacao.natal.rn.gov.br/portaldoaluno.

Segundo as informações do SNOE, a solicitação de vaga pelo Sistema de Matrícula On-line será de responsabilidade do estudante ou de seus responsáveis, mas caso haja dificuldade de acesso à internet, a unidade de ensino deverá colaborar realizando a matrícula do estudante.

+ Bolsas de estudo com até 50% de desconto em creches e escolas particulares (veja aqui)

“Os pais ou responsáveis podem entrar a qualquer hora, em qualquer computador, celular ou tablete e fazer a solicitação da vaga para seu filho. Com isso, evita a formação de filas ou que os pais pernoitem na unidade de ensino”, destaca a assessora pedagógica Maria Marly Moura da Silva.

Natal divulga calendário de matrículas da Rede de Ensino para 2019

A SME disponibilizará uma Central de Matrícula para aqueles estudantes que não tenham acesso à internet, das 9h às 15h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O estudante poderá escolher até cinco unidades de ensino, sendo a escolha de três obrigatórias, seja por turno de funcionamento ou por bairro. A Central de Matrícula disponibiliza o telefone (84) 98631-5783 para informações e retirada de dúvidas.

Marly Moura explica que após a publicação do resultado das vagas concedidas, no Sistema de Matrícula On-line, o estudante deverá comparecer à unidade de ensino no prazo de 04 (quatro) dias úteis para a efetivação da matrícula e apresentação da documentação. Caso a matrícula não seja efetivada dentro do prazo, a solicitação será cancelada e a vaga retornará para as vagas remanescentes.

“Os estudantes e seus responsáveis devem ficar atentos às datas da solicitação de vaga, da publicação do resultado das vagas concedidas e a da efetivação da matrícula na unidade de ensino”, reforça a assessora pedagógica.

No dia da efetivação da matrícula na unidade de ensino, o estudante deverá apresentar a documentação comprobatória (certidão de nascimento da criança, CPF do estudante, CPF do responsável, carteira de identidade do responsável, comprovante de residência e contatos telefônicos).

A solicitação de matrícula dos estudantes novatos através do Sistema de Matrícula On-line segue as seguintes datas:

06 a 30/11/2018: Matrícula antecipada para alunos com deficiência;

19 a 26/12/2018: Matrícula para Educação Infantil – Pré-Escola: Níveis III e IV;

16 a 25/01/2019: Cadastramento das crianças para o sorteio da creche – Educação Infantil no Sistema On-line;

28/01/2019: Sorteio das vagas das creches (unidade de ensino);

13 a 20/02/2019: Matrícula para o Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano;

06 a 20/02/2019: Matrícula para EJA (Níveis I ao IV).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.