Notícias

Nasa revela por que a atmosfera de Marte desapareceu

Antes, Marte tinha água suficiente para conter vida bacteriana, mas, por algum motivo, perdeu sua atmosfera, informou a agência espacial norte-americana (Nasa, sigla em inglês) em uma conferência sobre suas descobertas no planeta vermelho realizada nesta quinta-feira (5). Devido à falta de atmosfera, a superfície do planeta não pode suportar a água líquida continuamente já que ela ou se evapora rapidamente ou congela.

Graças à nave espacial Orion, a Nasa descobriu que 100 gramas de atmosfera deixa o planeta a cada segundo. Um dos principais objetivos da Nasa era saber se isso era devido ao vento solar, o impacto de um asteroide, ou por outra razão. Os cientistas da agência estudaram o impacto que o vento solar poderia ter sobre a atmosfera do planeta vermelho. De acordo com eles, o vento foi a principal causa do desaparecimento da atmosfera marciana.

O vento solar puxou a atmosfera marciana para o espaço, e não há maneiras de voltar, ressaltaram os especialistas. Marte tinha um campo magnético capaz de proteger o ambiente, mas, em seguida, o planeta esfriou muito e esse campo desapareceu. Todos estes processos devem ser submetidos a um estudo mais aprofundado.

O fato de que a cada segundo partículas de gás continuam deixando o planeta significa que o planeta ainda tem alguma atmosfera, mas não o suficiente. Os cientistas especulam que o gás atmosférico é recuperado a partir do gás parcialmente preservado sob a superfície do planeta. Em qualquer caso, em vários bilhões de anos a atmosfera de Marte pode desaparecer completamente, diz a Nasa.

A agência afirma que a perda de atmosfera não é algo que ameaça a Terra hoje, uma vez que os processos que controlam as mudanças climáticas na Terra é muito diferente dos processos observados em Marte.

Pela primeira vez, os cientistas observaram como as partículas atmosféricas vão para o espaço, e também têm sido capazes de estudar os processos que determinam esse fenômeno. De acordo com a Nasa, isso permitirá entender melhor não só a evolução da atmosfera marciana, mas os processos de interação das atmosferas de outros planetas com suas estrelas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.