Notícias

Nasa revela por que a atmosfera de Marte desapareceu

Antes, Marte tinha água suficiente para conter vida bacteriana, mas, por algum motivo, perdeu sua atmosfera, informou a agência espacial norte-americana (Nasa, sigla em inglês) em uma conferência sobre suas descobertas no planeta vermelho realizada nesta quinta-feira (5). Devido à falta de atmosfera, a superfície do planeta não pode suportar a água líquida continuamente já que ela ou se evapora rapidamente ou congela.

Graças à nave espacial Orion, a Nasa descobriu que 100 gramas de atmosfera deixa o planeta a cada segundo. Um dos principais objetivos da Nasa era saber se isso era devido ao vento solar, o impacto de um asteroide, ou por outra razão. Os cientistas da agência estudaram o impacto que o vento solar poderia ter sobre a atmosfera do planeta vermelho. De acordo com eles, o vento foi a principal causa do desaparecimento da atmosfera marciana.

O vento solar puxou a atmosfera marciana para o espaço, e não há maneiras de voltar, ressaltaram os especialistas. Marte tinha um campo magnético capaz de proteger o ambiente, mas, em seguida, o planeta esfriou muito e esse campo desapareceu. Todos estes processos devem ser submetidos a um estudo mais aprofundado.

O fato de que a cada segundo partículas de gás continuam deixando o planeta significa que o planeta ainda tem alguma atmosfera, mas não o suficiente. Os cientistas especulam que o gás atmosférico é recuperado a partir do gás parcialmente preservado sob a superfície do planeta. Em qualquer caso, em vários bilhões de anos a atmosfera de Marte pode desaparecer completamente, diz a Nasa.

A agência afirma que a perda de atmosfera não é algo que ameaça a Terra hoje, uma vez que os processos que controlam as mudanças climáticas na Terra é muito diferente dos processos observados em Marte.

Pela primeira vez, os cientistas observaram como as partículas atmosféricas vão para o espaço, e também têm sido capazes de estudar os processos que determinam esse fenômeno. De acordo com a Nasa, isso permitirá entender melhor não só a evolução da atmosfera marciana, mas os processos de interação das atmosferas de outros planetas com suas estrelas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.