Notícias

NASA revela locais onde o eclipse solar poderá ser visto em sua totalidade

A NASA preparou uma representação esquemática da trajetória do eclipse solar que nesta segunda-feira (14/12) poderá ser vista em alguns países da América do Sul, traçando a linha de seu percurso no mapa da área, que também destaca os pontos de onde pode ser observado o fenômeno perfeitamente.

Para isso, a imagem destaca os nomes das cidades chilenas de Saavedra e Pucón , e das cidades argentinas de Valcheta e Salina del Eje. Acima de todos eles passa uma linha laranja grossa que representa o caminho do eclipse, que tem uma largura média de 90 quilômetros.

NASA revela locais onde o eclipse solar poderá ser visto em sua totalidade

De fato, desde a Argentina, o eclipse total pode ser observado no norte da Patagônia, especialmente nas províncias de Neuquén e Río Negro, onde o dia ‘vai se transformar’ em noite. Enquanto isso, no Chile, o impressionante evento passará pelas regiões de La Araucanía, Los Ríos e na ilha Mocha da região do Biobío, segundo o site Temporada de Eclipses.

A agência espacial especifica que “qualquer pessoa localizada na linha central da trajetória” terá “aproximadamente 2 minutos e 10 segundos da totalidade” do eclipse, embora seja uma estimativa feita “sem levar em conta o impacto do clima local” .

Na Argentina, o evento astronômico único ocorrerá entre 11h40 e 14h50, atingindo seu pico entre 13h05 e 13h25 (hora local). Já no Chile, o fenômeno será visível a partir das 11h37 e ocorrerá ‘à noite’ por volta das 13h03 (horário de Temuco).

Neste intervalo, o Sol estará totalmente coberto pela Lua durante 2 minutos e 10 segundos, embora seja possível continuar percebendo “a tênue atmosfera do Sol”, que é chamada de “corona” neste contexto.

Fora desses lugares designados, a percepção do fenômeno será parcial, mas também possível. “Nas partes do sul do Chile e da Argentina que estão fora dessa trajetória, os observadores ainda serão capazes de ver um eclipse solar parcial, onde a Lua cobrirá parte do Sol”, explica a NASA.

O eclipse também será parcialmente visível no Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Equador e partes do Brasil .

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.