Notícias

NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

Todo mundo está ansioso para começar a povoar com seres humanos o planeta Marte, principalmente por causa de suas qualidades semelhantes à Terra. De todos os planetas do sistema solar, Marte é o que possui a química atmosférica mais similar com a da Terra e sua temperatura média não é excessivamente fria ( -63 o C ) também. Além disso, tanto a Terra quanto Marte têm grandes calotas polares, que se acredita ser predominantemente composto por gelo de água.

Mas o que dizer de Vênus, nosso vizinho mais próximo? Vênus é realmente muito semelhante à Terra. Tanto é assim que ele é muitos vezes descrito como gêmeo da Terra. Os dois planetas são semelhantes em tamanho, massa, densidade, gravidade e composição. Então, por que não estamos tentando fazer com que os seres humanos residam em vênus? Bem, provavelmente isso não ocorra devido ao fato de que Vênus é infernal.

É o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas de superfície atingindo 465 o C (870 o F) – o calor é tamanho que chega a ser suficiente para derreter chumbo. Ele também é envolto em uma atmosfera muito densa, com nuvens de ácido sulfúrico tóxicos, e sua pressão superficial é de cerca de 90 vezes maior que a nossa. Trata-se do planeta mais quente do Sistema Solar.

Sabendo disso, uma equipe de cientistas da NASA pretende desenvolver uma “cidade-nuvem” flutuante na atmosfera de Vênus, para que populações humanas possam habitá-la permanentemente.  O Langley Research Center (LaRC), da NASA, parecer ter uma boa solução para inabitabilidade venusiana, ao propor a instalação de uma residência para seres humanos na atmosfera planetária. Batizado de “Conceito Operacional de Alta Altitude em Vênus” (HAVOC), o projeto inclui uma série de instâncias que seriam iniciadas com o envio de um robô à atmosfera para avaliar suas águas e continuaria com uma missão orbital tripulada de 30 dias. Se tudo correr bem, o HAVOC poderá se transformar em uma cidade flutuante que abrigará a presença permanente do homem em Vênus.

A missão contempla o uso de aeronaves de hélio, movidas à energia solar e que flutuariam a 50 km sobre a superfície de Vênus, onde a temperatura ainda é moderada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.