NASA lança ‘caça’ de vida extraterrestre em exoplanetas

NASA lança ‘caça’ de vida extraterrestre em exoplanetas

Romário Nicácio abril 25, 2015 Universo

Procurando respostas para um dos mistérios mais questionados pela raça humana, a Nasa convidou especialistas de 12 instituições científicas para formar uma coalizão sem precedentes que vai procurar a vida extraterrestre. A coalizão conta com profissionais de dez diferentes universidades e dois institutos de pesquisa para procurar vida em outros planetas, sob a liderança de cientistas da própria NASA, informa o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da agência.

A coalizão, chamada “The Nexus for Exoplanet System Science” (NExSS), será composto de cientistas nas áreas de ciências da terra, ciência planetária, astrofísica e física solar (que estuda o Sol). Os cientistas vão estudar as condições dos exoplanetas, ou seja, planetas encontrados fora do nosso sistema solar, e tentar entender se estes são adequados para a vida. Outra tarefa será a de confirmar se há vida nesses planetas e encontrar uma maneira de capturar e entender os sinais de vida ou bioassinaturas.

Estudos multidisciplinares irá investigar como a biologia interage com a atmosfera de exoplanetas, a geologia, os oceanos e o interior desses planetas, e como as estrelas que orbitam esses exoplanetas impactam sobre essas interações, explica a NASA. Nos últimos 10 anos, foi confirmado a existência de pelo menos 1.000 exoplanetas.

Outros artigos