Universo

NASA estabelece data para a primeira missão interestelar

Existem projetos tão importantes que precisam de muitos anos de preparação. A NASA conhece melhor que ninguém e é por isso que já está preparando sua primeira missão interestelar, na qual uma sonda visitará o sistema solar mais próximo do nosso, Alpha Centauri. Esta missão está prevista para 2069, embora a Agência ainda não saiba como seguirá com isso.

É um plano de longo prazo que a NASA considera viável e será um marco na exploração espacial. Embora a primeira missão espacial para Alpha Centauri comece em 2069, não terminará pelo menos um século depois . Isso é devido às limitações da tecnologia que temos e teremos.

Mesmo assim, a agência espacial assume que, nos próximos 50 anos, haverá melhorias consideráveis ​​na propulsão, o suficiente para atingir 10% da velocidade da luz. Isso significa que a sonda terá 100 anos para chegar ao nosso sistema solar vizinho, localizado a 4,2 anos-luz de distância.

Uma vez neste sistema, a sonda procurará sinais de vida extraterrestre em uma das suas incursões. Além disso, foi levantada a possibilidade de lançarem um telescópio para testar previamente o terreno.

A data escolhida para iniciar o que será a missão espacial mais importante da história não é coincidência. Em 2069 será celebrado o centenário da chegada da Apollo XI à Lua, um marco que a própria NASA quer repetir em breve .

As incógnitas sobre o futuro desta missão são diversas. Em primeiro lugar, em 50 anos, muitas coisas podem acontecer e podem arruinar tudo que está sendo planejado, e o sucesso desse planejamento depende de tantas variáveis ​​que é impossível prever se haverá avanços ou se o investimento necessário estará disponível em algum momento.

Enquanto isso, o principal objetivo da observação espacial é localizar exoplanetas – planetas rochosos – como os nossos e que estes estejam na chamada “zona de habitabilidade” de uma estrela, isto é, a uma distância suficiente para que as temperaturas não sejam muito altas ou muito frias para suportar vida.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.