Destaques, Universo

NASA encontra água em um planeta fora do Sistema Solar!

exoplaneta água fora do sistema solar

A 700 anos-luz da Terra está o exoplaneta WASP-39b com uma massa similar à de Saturno. Graças aos telescópios Hubble e Spitzer podemos saber muito mais detalhes, como por exemplo, que existe água em sua atmosfera – algo que ajudará a entender melhor como os planetas são formados e sua história de existência.

Não há exemplos iguais no Sistema Solar, mas uma melhor compreensão do WASP-39b pode ajudar a montar a linha temporal dos planetas. É bastante raro que este gigante tenha mais água do que Saturno, o que significa que se formou de forma diferente e que provavelmente surgiu longe de sua estrela e foi “bombardeado” pelo gelo.

Como essa descoberta nos ajuda?

wasp 39 b

Conhecer os exoplanetas implica reconhecer que todos têm um desenvolvimento diferente. O fato de que com a mesma massa que Saturno tem uma nova composição, tem a ver com as imensas possibilidades dentro da história dos planetas, mesmo as do Sistema Solar.

De acordo com a NASA, este exoplaneta gira em torno de uma estrela semelhante à nossa, na constelação de Virgem, e está 20 vezes mais perto do Sol do que nós e sempre mostra o mesmo lado sem girar. Devido a isso, tem temperaturas enormes de mais de 700 graus Celsius, o que lhe valeu o apelido de ” Saturno quente”. Os ventos constantes movem o calor do lado diurno para o lado escuro do planeta, tornando-o igualmente quente.

Embora seja como Saturno, não tem anéis, mas uma atmosfera que permite aos pesquisadores estudar melhor sua superfície. Em 2019, um poderoso telescópio, o James Webb, poderá analisar as quantidades de carbono e oxigênio na atmosfera, determinando melhor sua história e formação.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.