Nasa divulga imagens de Dunas em Marte

O Curiosity Mars rover da NASA, no primeiro estudo de perto já realizado em dunas de areia extraterrestres, registrou imagens de face íngreme de uma duna, onde a areia tem esculpido texturas muito diferentes do que as ondulações visíveis na encosta do barlavento da duna. As imagens foram divulgadas pela Nasa na última segunda-feira (4).

As imagens inéditas mostram dunas de areia preta de Marte, mais especificamente da gigantesca formação batizada de Namib. Com altura de quatro metros, a duna fica na região norte do monte Sharp, uma singular formação que fica ao centro de uma grande cratera marciana, onde o robô fez seu pouso em 2012. Apesar de ser a mais alta, a Namib não é a única duna do local, fazendo parte do complexo chamado de Bagnold.

Foto: Divulgação / nasa.gov
Foto: Divulgação / nasa.gov

Especialistas da agência espacial norte-americana constataram que o sistema de dunas funciona exatamente como ocorre com a Terra. “Ativos”, os pequenos grãos de areia voam para outras formações, e no caso da Namib, o acúmulo dessa mudança foi de um metro em um período de um ano terrestre.

Com a ajuda do robô da Nasa, a equipe percebeu que as mudanças ocorrem mais durante o período do “verão” do que do “outono” no planeta vermelho. Essa é a primeira vez que uma duna é fotografada de maneira tão próxima, já que a Curiosity estava a apenas sete metros da formação natural.

A foto, tirada no dia 18 dezembro, foi tirada justamente para entender como o vento atua no planeta, em um ambiente com menos força da gravidade e com menos atmosfera do que a Terra.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!