Nasa divulga fotos do primeiro passeio do Perseverance em Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Nasa divulga fotos do primeiro passeio do Perseverance em Marte

O rover Perseverance da Nasa realizou sua primeira caminhada na superfície de Marte, relatou a agência espacial americana.

O equipamento percorreu um total de 6,5 metros por 33 minutos . Depois de avançar 4 metros, o rover virou à esquerda em um ângulo de 150 graus e recuou 2,5 metros até sua nova vaga de estacionamento temporária. A manobra foi um teste de táxi e mobilidade marcando um dos marcos importantes da missão, à medida que os membros da equipe verificam e calibram cada sistema, subsistema e instrumento do Perseverance.

“Quando se trata de veículos com rodas em outros planetas, há poucos eventos inéditos que se comparam à significância da primeira viagem”, disse Anais Zarifian, engenheiro de teste de mobilidade do Mars 2020 Perseverance rover no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no Sul da Califórnia. “A tração nas seis rodas do veículo espacial respondeu de maneira esperada. Agora estamos confiantes de que nosso sistema de acionamento está pronto para funcionar, capaz de nos levar aonde quer que a ciência nos leve nos próximos dois anos.”

“O primeiro teste do braço robótico na terça-feira foi um grande momento para nós”, disse Robert Hogg, gerente adjunto da missão do rover Perseverance Mars 2020. “Essa é a principal ferramenta que a equipe científica usará para fazer um exame de perto das características geológicas da cratera de Jezero e, em seguida, perfuraremos e divulgaremos as mais interessantes. Quando obtivemos a confirmação do braço robótico flexionando seus músculos, incluindo imagens dele funcionando perfeitamente após sua longa viagem a Marte – bem, isso fez meu dia.”

A missão Perseverance visa a pesquisa astrobiológica e a busca de sinais de vida microbiana antiga em Marte. Além disso, o rover irá coletar dados sobre a geologia e o clima do planeta vermelho e armazenar regolito (fragmentos de rochas, minerais e poeira deixados na superfície do planeta), abrindo caminho para a futura exploração humana de Marte.

O Perseverance também tentará produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono da atmosfera de Marte. O programa de pesquisa foi projetado para durar no mínimo dois anos terrestres, embora provavelmente se prolongue no tempo.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: