Nasa descobre 10 novos planetas que podem abrigar vida

Telescópio Kepler encontrou 219 novos planetas fora do sistema solar

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (19) a descoberta de 219 planetas fora do sistema solar, dos quais 10 podem ser habitáveis como a Terra e possuem água em estado líquido.

De acordo com a Nasa, a descoberta foi realizada graças aos resultados mais recentes do telescópio espacial Kepler, que faz sua oitava missão. Segundo os dados, o número potencial de mundos alienígenas são um total de 4034, sendo que 2335 são verificados como planetas, e mais de 30 podem ser habitáveis.

Os novos 10 planetas orbitam na zona habitável de sua estrela, que é a distância de uma estrela onde a água líquida poderia estar presente na superfície de um planeta rochoso.

Os resultados usando dados da Kepler sugerem dois agrupamentos de tamanho distintos de planetas pequenos. Ambos os resultados têm implicações significativas para a busca da vida. O catálogo final da Kepler servirá de base para mais estudos para determinar a prevalência e a demografia dos planetas na galáxia, enquanto a descoberta das duas populações planetárias distintas mostra que cerca de metade dos planetas que conhecemos na galáxia não têm superfície, ou estão sob uma atmosfera profunda e esmagadora – um ambiente improvável de hospedar a vida.

O telescópio espacial Kepler procura planetas detectando a minúscula queda no brilho de uma estrela que ocorre quando um planeta cruza em frente a ele, chamado de trânsito.

Os dados do Kepler permitirão aos cientistas determinar quais as populações planetárias – desde os corpos rochosos do tamanho da Terra até gigantes gasosos do tamanho de Júpiter – constituem a demografia planetária da galáxia.

A nave espacial Kepler continua fazendo observações em sua missão estendida, buscando planetas e estudando uma variedade de objetos astronômicos interessantes, de aglomerados de estrelas distantes a objetos como o sistema TRAPPIST-1 de sete planetas de tamanho da Terra.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!