Destaques, Universo

NASA apresenta um novo veículo espacial que buscará água na Lua em 2022

A NASA enviará um veículo de exploração espacial para a Lua com o objetivo de pesquisar e localizar depósitos congelados em sua superfície. O plano poderia ser lançado em dezembro de 2022, antes do início do programa Artemis, que visa levar uma nova missão tripulada ao nosso satélite em 2024.

Conforme relatado pela agência espacial na sexta-feira (25), o veículo chamado VIPER será do tamanho de um carrinho de golfe e terá quatro instrumentos científicos, incluindo uma broca de um metro, para obter amostras em crateras e outras partes do solo e um espectrômetro de nêutrons para detecção de umidade. O veículo coletará dados sobre diferentes tipos de ambientes de superfície afetados pela luz e temperatura.

Estima-se que o veículo espacial colete aproximadamente 100 dias de dados que ajudarão a preparar os primeiros mapas com a localização dos recursos hídricos predominantemente encontrados na Terra.

“Como a presença de gelo lunar na água foi confirmada há 10 anos, a questão agora é se a Lua pode realmente conter a quantidade de recursos que precisamos para viver fora do nosso planeta. Esse veículo móvel nos ajudará a responder às muitas perguntas que temos: onde está a água e quanto podemos usar?”, disse Daniel Andrews, gerente de missão da NASA.

A NASA está interessada nos pólos lunares, particularmente no pólo sul, que os especialistas consideram há tempos promissores para a existência de gelo, com reservatórios que “potencialmente chegam a milhões de toneladas”. Nesse caso, esse recurso facilitaria a permanência dos seres humanos na Lua: forneceria oxigênio para respirar, que em combinação com o hidrogênio, também serviria como combustível para foguetes e outras naves.

“O VIPER nos dirá quais lugares têm as maiores concentrações [de água] e a que profundidade abaixo da superfície você deve ir para ter acesso a ela”, diz Anthony Colaprete, cientista do projeto.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.