Imagem: Divulgação / NASA

(ANSA) – A Nasa anunciou nesta quarta-feira (31) que fará a primeira missão da história para estudar a atmosfera do Sol, enviando uma sonda para analisar o astro em 2018.

O experimento sem precedentes deverá ocorrer entre 31 de julho e 19 de agosto do ano que vem e foi batizado de “Parker Solar Probe”, em homenagem ao astrofísico Eugene Parker que, em 1968, descreveu os chamados “ventos solares” e o magnetismo do sol.

Segundo os especialistas, nas oito primeiras semanas, a sonda viajará até Vênus e, oito semanas depois, fará a primeira análise do Sol da história. Ao todo, o projeto deve durar sete anos e, a cada um desses anos, estão previstos “mergulhos” mais próximos ao astro.

“A Parker Solar Probe passará a cerca de sete milhões de quilômetros do Sol – o que é quase oito vezes mais próximo do Sol do que a órbita de Mercúrio – e fornecerá detalhes incríveis da dinâmica da atmosfera solar”, afirmou Jonathan Lunine, diretor do Centro de Astrofísica e Ciências Planetárias da Universidade de Cornell e conselheiro da agência espacial. A missão será lançada a partir do Kennedy Space Center, na Flórida, e tem um custo total de US$ 1,5 bilhões.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.