Notícias

‘Não queremos mais inimigos’, diz Talibã em coletiva

(ANSA) – Em sua primeira entrevista coletiva após a tomada de poder em Cabul, o grupo fundamentalista Talibã afirmou nesta terça-feira (17) que vai manter direitos adquiridos nos últimos anos e que sua ação militar foi para “libertar” o Afeganistão.

“Esse é um momento de orgulho para toda a nação. Depois de 20 anos de luta, nós libertamos o Afeganistão e expulsamos os estrangeiros. Queremos assegurar que o país não será mais um campo de batalha. Perdoamos todos aqueles que lutaram contra nós e as animosidades terminaram. Não queremos mais inimigos externos nem internos”, disse o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.

Ao ser questionado sobre a situação das mulheres, que durante o período de invasão dos Estados Unidos conseguiram alguns direitos básicos, como estudar, trabalhar fora de casa, sair sozinhas nas ruas e não precisar usar a burca (a vestimenta que cobre o corpo dos pés à cabeça), o representante disse que “não haverá discriminações”.

“Nós nos comprometemos pelos direitos das mulheres sob a Sharia. Elas trabalharão lado a lado conosco. Ninguém será punido e não queremos ter problemas com a comunidade internacional. Nós temos o direito de agir segundo nossos princípios religiosos, outros países têm regras e abordagens diferentes, e os afegãos têm o direito de ter as próprias regras de acordo com nossos valores”, destacou Mujahid.

Por conta disso, o porta-voz disse que as burcas não serão obrigatórias para elas ao saírem de suas residências – como era no antigo governo talibã entre 1996 e 2001. Mas, o hijab – o véu sobre a cabeça – será necessário sempre. No entanto, ele não deu detalhes de como o novo regime definirá esse uso.

Perguntado se as mulheres poderiam ter qualquer profissão, como serem jornalistas, Mujahid disse que aguarda as “novas leis e regulamentações” para definir sobre os cargos. Ele ainda garantiu que os talibãs querem a mídia “independente, mas que não lute contra os valores islâmicos”.

Já sobre os estudos femininos, que também eram proibidos no país, o representante garantiu que as mulheres poderão frequentar “dos jardins de infância às universidades”.

Invasão de Cabul

Mujahid ainda foi questionado sobre a rápida invasão da capital e dos progressos feitos nas principais províncias do território. Continuando a usar um tom de “salvador”, o porta-voz disse que o grupo se “sentiu obrigado” a entrar em Cabul “para evitar o caos”.

“O nosso plano era parar nas portas de Cabul de maneira que o processo de transição pudesse ser completado sem problemas. Mas, infelizmente, o governo precedente era tão incompetente que as forças de ordem não podiam fazer nada para garantir a segurança. Então, precisamos fazer alguma coisa”, acrescentou.

No domingo, quando ficou clara que a entrada dos extremistas na capital ocorreria em poucas horas, o então presidente Ashraf Ghani fugiu da sede do governo para o exterior para um local desconhecido. O então mandatário afirmou que tomou a atitude para evitar um “banho de sangue”, mas a medida foi criticada pelos países que apoiavam seu governo durante os anos de invasão.

Também questionado sobre como o grupo lidará com o terrorismo – incluindo a vertente dentro da próprio organização – especialmente com os membros da Al Qaeda ou de milicianos de outras facções, Mujahid afirmou que “o solo afegão não será utilizado contra ninguém e nós garantimos isso”.

Durante todo o período em que estiveram no poder, direta ou indiretamente, o Talibã sempre deu abrigo para militantes extremistas, especialmente, para a Al Qaeda – grupo fundado por Osama bin Laden – que cometeu os maiores ataques terroristas registrados nos Estados Unidos.

No acordo firmado entre os talibãs e o então presidente dos EUA, Donald Trump, os chefes do grupo se comprometeram a não mais apoiar a Al Qaeda – mas há sérias dúvidas de que isso ocorra de fato por conta da proximidade das duas organizações.

Além disso, o porta-voz afirmou que o novo governo não será mais um centro de produção de papoula e do ópio e disse que precisará do apoio internacional para ajudar as áreas de cultivo atuais para safras de outros itens agrícolas. O novo Executivo também vai controlar a entrada das armas.

A retomada do poder pelo Talibã coloca um fim de fracasso à invasão norte-americana apoiada pelos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Apesar do grupo não ter feito nenhuma ação contra o aeroporto de Cabul, os países ocidentais que ainda tinham aliados civis no território estão fazendo uma saída caótica das aeronaves para evacuar suas equipes

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.