Empregos e Estágios

Mulheres quebram preconceito no mercado de Segurança Privada

Um belo dia resolvi mudar”. Tão revolucionária quanto o sentimento registrado na música de Rita Lee foi a transformação de Marielena Lopes. Ela trabalhava como cabeleireira e há um ano mudou para área de Segurança Privada. Atualmente, com seus 24 anos, ela atua como vigilante em um órgão público e almeja ir além. “Quero também fazer Direito e me profissionalizar cada vez mais na área”, afirma a profissional que atualmente faz o curso de Gestão de Segurança Privada na Estácio Zona Norte.

Marielena confessa que poucas mulheres querem entrar na área por causa da periculosidade que a função apresenta e também por dificuldades com os colegas de profissão – o descrédito profissional dos homens e aproximações com ‘segundas intenções’. “É complicado, mas é preciso se manter firme e mostrar um bom trabalho”, frisa.

“Eu percebi uma grande falta de mulheres nesta área, em detrimento de uma constante abertura e precisão do mercado”, relata. Ela cita, por exemplo, a necessidade de vigilantes femininas em eventos e locais como boates, mercados e shopping, pois somente elas podem realizar revistas em mulheres – para que não se sintam violadas.

Na faculdade, suas pretensões são de ter ‘novos horizontes’. “Além de agregar valor à profissão, poucos profissionais ainda possuem nível superior. Com o curso superior, eu posso ser empresária ou até prestar concurso público, destaca.

Clenilson Bandeira, professor de Gestão de Segurança Privada da Estácio, percebe a maior presença das mulheres na sala de aula. Segundo o educador, há um crescimento de 200% a 300% em termos de aumento, visto que nos cursos havia uma mulher por turma, e hoje se encontram de 5 a 6 mulheres. “O grande diferencial da mulher é a capacidade de observação. Elas são, naturalmente, mais atentas aos detalhes e são menos dispersas que os homens – o que é um destaque na função do videomonitoramento, por exemplo”.

Para Agrício Gomes, do Sindicato Intermunicipal de Vigilantes (Sindsegur), nos últimos cinco anos houve um aumento “considerável” de mulheres nos postos de trabalho. Ele conta que a maior parte trabalha na rede bancária. “Hoje cerca de 5% de vigilantes são mulheres. O número parece pequeno, mas é grande quando pensamos que a quantidade era zero. Embora ainda representem uma minoria na área, elas estão avançando rápido”, afirma.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Um Comentário

  1. Não é bem assim que acontece não na realidade 90% das mulheres na segurança privada quando conseguem a vaga são colocadas no melhor posto chegam a hora que querem e saem a hora que querem e fazem o que querem e sempre com a proteção de algum supervisor ou coordenador não vou me aprofundar no assunto nem entrar em detalhes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.