MPRN abre investigação contra publicidade da Prefeitura do Natal

junho 23, 2020 0 Por Rafael Nicácio
MPRN abre investigação contra publicidade da Prefeitura do Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu inquérito civil para apurar eventual improbidade administrativa, por parte da Prefeitura do Natal, que veiculou mídia informando que o Hospital de Campanha do município estava funcionando.

Inquérito é assinado pelo promotor Márcio Cardoso França, da Promotoria do Patrimônio Público, e foi divulgada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). Clique aqui e confira.

“Investigar a suposta prática de ato de improbidade administrativa decorrente da veiculação do vídeo publicitário “Natal trabalha – Hospital de Campanha 2”, em que foi aduzido, de forma mendaz, que o hospital de campanha do Município de Natal já estava funcionando”, diz o texto do inquérito nº 116.2020.000162.

A instauração do procedimento cita decisão judicial de 11 de maio amplamente divulgada pela mídia, na qual a Justiça determinava o imediato funcionamento do hospital. Nessa época, enquanto a Justiça exigia que se começasse a operar o equipamento que não funcionava, a publicidade informava que o hospital estava operando.

O que significa a palavra mendaz, citada no objeto de investigação?

“É algo que mente, que revela ou envolve hipocrisia; falso, hipócrita, mentiroso.”