Notícias

MP investiga suposto esquema de troca de exames e consultas por votos em Parnamirim

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cumpriu 7 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (10/03) no município de Parnamirim, dentro de uma investigação que apura suposta captação ilícita de votos, abuso de poder político e econômico, entre outras irregularidades eleitorais.

De acordo com o MP, os mandados têm objetivo de “reforçar as provas”. A suspeita dos investigadores é de que o sistema de marcação de consultas e exames do município era usado para finalidades eleitorais.

Um dos mandados foi cumprido na Central de Regulação de Parnamirim, que foi fechada ao atendimento após a saída dos promotores e policiais.

Em nota, a Prefeitura de Parnamirim informou que “com relação à denúncia de atos ocorridos na Central de Marcação, que não coaduna com qualquer conduta criminosa e está à disposição do Ministério Público para contribuir e ajudar esclarecer os fatos”.

Investigação

O suposto uso da Central de Regulação para fins eleitorais é investigado pelo Ministério Público desde o início do ano.

Em janeiro, a promotora de Justiça Luciana Maciel abriu um procedimento investigatório criminal para apurar denúncias de que o vereador Diogo Rodrigues (PSD), eleito com 2.266 votos, “pediu/exigiu votos em troca da inserção de nomes de pacientes e da priorização de eleitores na fila de espera para exames médicos e cirurgias”.

As denúncias apontam que o então candidato a vereador teria, inclusive, ameaçado eleitores a votarem nele e teria posse de um computador com acesso ao sistema de agendamento de consultas, exames e cirurgias do SUS. Antes de ser candidato, Diogo Rodrigues era diretor da Central de Regulação de Consultas e Exames de Parnamirim.

A promotora diz que diligências do MPRN apontam que há suspeitas de alterações, “por pessoa não identificada”, no sistema de agendamento de consultas e exames do SUS municipal para beneficiar pacientes e burlar a fila normal de espera, o que, segundo ela, “revela forte indício da existência de um esquema criminoso praticado pelo candidato eleito citado”. A conduta está tipificada no artigo 299 do Código Eleitoral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.