Dicas e avaliações

Toyota Corolla Cross 2025: confira pontos positivos e negativos

Esta análise destaca o novo Corolla Cross como uma opção relevante no segmento de SUVs médios, equilibrando tradição e inovação, apesar de algumas limitações em desempenho e tecnologia de conectividade.

A chegada do Toyota Corolla Cross 2025 ao mercado marca um novo capítulo na competição acirrada do segmento de SUVs médios, particularmente em relação ao renovado Jeep Compass 2025. Com um design sutilmente atualizado e melhorias significativas em seus equipamentos, o modelo procura manter sua posição privilegiada entre os consumidores.

A linha 2025 do Corolla Cross é introduzida com uma variedade de versões, cujos preços começam em R$ 164.990 para a versão básica XR, evidenciando um acréscimo de R$ 2.400 em relação ao modelo anterior. As atualizações de preços para as demais versões são as seguintes:

  • XRE: R$ 178.590, com um aumento de R$ 1.200;
  • XRX: R$ 191.790, com um aumento de R$ 1.500;
  • GR-S (Monotone): R$ 197.790, também com um aumento de R$ 1.500;
  • GR-S (Dualtone): R$ 199.690, refletindo o mesmo aumento de R$ 1.500;
  • XRV Hybrid: mantém-se estável em R$ 202.690;
  • XRX Hybrid: igualmente estável em R$ 210.990.

Estes ajustes buscam refletir as melhorias incorporadas no veículo, incluindo uma reestilização visual e a introdução de novos equipamentos como o freio de estacionamento eletrônico, especialmente valorizados nas versões superiores.

Pontos positivos do novo Toyota Corolla Cross 2025

O Toyota Corolla Cross 2025 destaca-se por uma série de atributos positivos que solidificam sua reputação como um SUV médio confiável e desejável. A eficiência energética é um dos grandes chamativos das versões híbridas, que, apesar de não serem as mais acessíveis em termos de preço inicial, oferecem uma economia significativa no consumo de combustível. Nos centros urbanos, o veículo apresenta um consumo de 17,7 km/l em gasolina e 12,5 km/l em etanol, enquanto que em rodovias, os números são igualmente impressionantes: 14,6 km/l em gasolina e 10,1 km/l em etanol.

PUBLICIDADE

Pontos positivos do novo Toyota Corolla Cross 2025
O baixo consumo de combustível é um ponto forte das versões híbridas do Toyota Corolla Cross 2025 (Crédito: Divulgação)

Além da eficiência, o Corolla Cross mantém muitas das qualidades que fizeram do sedã Corolla um sucesso. A transição para o formato SUV foi realizada de forma que o conforto, a tocada suave e a amplitude do espaço interno foram preservados. Isto é complementado por um porta-malas de capacidade competente, tornando-o uma escolha prática para famílias.

Visualmente e funcionalmente, o modelo é mais próximo de um crossover. Com uma posição de condução que não é excessivamente elevada e um vão livre do solo adaptado mais para condições de rodovia do que para terrenos acidentados, o Corolla Cross se apresenta como uma opção mais urbana dentro do segmento de SUVs. A estratégia da Toyota parece ser a de oferecer um veículo que combine a estética robusta de um SUV com a praticidade e o conforto de um carro de passeio.

Estas características destacam o Corolla Cross 2025 como um veículo bem-arredondado e versátil, adequado tanto para o trânsito diário quanto para viagens mais longas.

Pontos negativos do Toyota Corolla Cross 2025

Apesar de muitos atrativos, o Toyota Corolla Cross 2025 também apresenta alguns aspectos que podem não atender às expectativas de todos os consumidores, especialmente aqueles que buscam desempenho mais esportivo ou tecnologia de conectividade de ponta.

O novo Toyota Corolla Cross 2025
O novo Toyota Corolla Cross tem um bom porta-malas, mas há modelos com capacidade superior (Crédito: Divulgação)

Desempenho Moderado: A Toyota optou por uma abordagem mais conservadora no quesito performance para o Corolla Cross. Mesmo na versão GR-S, equipada com um motor 2.0 de 175 cv, o veículo não exibe características de um SUV esportivo. O foco está mais no conforto de condução do que na potência ou agilidade, o que pode decepcionar aqueles que procuram uma experiência de condução mais dinâmica.

Em comparação, alternativas como o Jeep Compass Longitude com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque oferecem uma resposta mais robusta, atendendo melhor às expectativas de entusiastas de performance.

Capacidade do Porta-malas: Embora o porta-malas do Corolla Cross com 440 litros seja adequado para a maioria das situações do dia a dia, ele pode se mostrar limitado para quem necessita de mais espaço, especialmente em viagens mais longas ou para famílias maiores. Modelos concorrentes como o Volkswagen Taos oferecem um espaço superior, com 498 litros, o que representa uma vantagem significativa para quem valoriza a capacidade de carga como um fator decisivo.

Limitações em Conectividade: No que tange à tecnologia embarcada, o Corolla Cross pode ficar atrás de alguns de seus rivais. A versão topo de linha, XRX Hybrid, vem equipada com uma tela de multimídia de nove polegadas que, embora intuitiva, não conta com os recursos mais avançados de conectividade que são cada vez mais valorizados pelos consumidores contemporâneos.

Por exemplo, o Jeep Compass Limited flex, em uma faixa de preço similar, oferece uma multimídia de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence Plus e integração com Alexa, proporcionando uma experiência mais rica e interativa.

Esses aspectos menos favoráveis do Toyota Corolla Cross 2025 são importantes de serem considerados ao avaliar a compra de um novo SUV. Eles destacam algumas áreas onde o modelo poderia ser melhorado para atender às crescentes expectativas dos consumidores em termos de desempenho e tecnologia.

PUBLICIDADE

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo