Mostra fotográfica “Dança do Toré” começa sua exposição nesta quinta no Parque da Cidade

abril 13, 2017 0 Por Aline Rodrigues
Mostra fotográfica “Dança do Toré” começa sua exposição nesta quinta no Parque da Cidade

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, será aberta a Mostra Fotográfica “Dança do Toré”, a partir desta quinta-feira (13). As fotos foram elaboradas em 2012 pelos fotógrafos Cláudio Marques, Adrovando Claro e Fernando Pereira, todos, membros do Foto Clube de Natal, localizado no bairro de Pitimbu. A exibição acontecerá no Centro de Visitantes do Parque da Cidade até o dia 23 de abril.

Segundo o programa Povos Indígenas no Brasil, “Dança do Toré” é uma importante prática ritual dos grupos indígenas capaz de balizar as diferenças internas projetando os grupos nas situações de contato. No Rio Grande do Norte, os índios Potiguaras realizam o Toré nas comemorações ao Dia do Índio como um ritual sagrado que celebra a amizade entre as distintas aldeias, realçando o sentimento de grupo e de nação.

A Tradição do Toré

A dança é um ritual sagrado, comum a todos os povos indígenas da América. No ritual, os participantes entoam cânticos tradicionais e ancestrais para buscarem integração com as forças da natureza.

É uma dança que está na própria percepção e representação da tradição coletiva, sendo, portanto, um elemento essencial para eles se pensarem enquanto possuidores de um passado histórico comum. As letras das cantigas evocam elementos cosmológicos ligados à religiosidade católica.

Uma das características do atual Toré que se relaciona bem de perto com as crenças indígenas é o processo de manifestação dos caboclos no terreiro. São espíritos de vivos que se encontram em aldeias distantes.

Horários e funcionamentos

O Parque da Cidade funcionará normalmente durante o feriado da Semana Santa. Quem gosta de fazer caminhadas nas trilhas, os portões abrem das 5h às 18h. O Centro de Visitantes, das 8h às 17h30 e dispõe de sala de exposição dos animais empalhados, biblioteca, lanchonete, jardim temático, banheiros e bebedouro e mostras fotográficas. O aluguel de bicicletas também estará à disposição dos visitantes no início da manhã e à tarde para um agradável passeio que mistura exercício e contemplação da natureza e toda a beleza que o Parque da Cidade proporciona.

A torre panorâmica onde funciona o Memorial Natal e é gerenciado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), não abrirá na sexta-feira santa. No demais dias, abrirá das 14h às 17h30h.