Futebol Internacional

Morre Chuck Blazer, delator do esquema de corrupção na Fifa

Chuck Blazer fifa
Foto: ESPN FC

(ANSA) – Morreu na noite desta quarta-feira (12), aos 72 anos, o ex-dirigente esportivo norte-americano Chuck Blazer. O cartola foi o principal responsável por revelar o esquema de corrupção existente na Fifa em 2015, que levou à queda dos maiores representantes da entidade em todo o mundo, incluindo o então presidente Joseph Blatter.

Apesar da causa da morte não ter sido revelada, Blazer sofria há anos com um câncer no reto, além de ter problemas cardíacos e lutar contra a diabetes. A mídia norte-americana informa que ele faleceu em Nova Jersey.

Blazer fez acordos de delação com a justiça norte-americana em 2011 na época em que ainda era o “número 2” da Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf). Ele ficou no posto entre 1990 e 2011 e também foi membro do Comitê Executivo da Fifa entre os anos de 1997 e 2013.

O ex-dirigente precisou responder a crimes de corrupção e uso de fundos da Concacaf para manter seu luxuoso e excêntrico estilo de vida. Ele ainda confessou ao FBI ter recebido propina para votar a favor da França e da África do Sul nas eleições para as sedes das Copas do Mundo de 1998 e 2010.

No entanto, ele conseguiu evitar a prisão em regime fechado por conta da delação e da devolução de US$ 11 milhões em impostos não pagos. Na esfera esportiva, foi banido do futebol mundial pela própria Fifa. (ANSA)

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.