Notícias

Moradores de Uberaba (MG) poderão ser multados caso descumpra Decreto de Combate à Crise Hídrica

Devido à crise hídrica que permeia alguns municípios do país, será publicado o Decreto de Combate à Crise Hídrica. A divulgação será feita ainda nesta quarta-feira (20), no Porta-Voz, jornal oficial de Uberaba. A determinação já começará a valer a partir desta quinta-feira (21).

Durante a fiscalização, que será realizada pelo Departamento de Posturas e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), quem estiver lavando calçadas, ruas, veículos ou regando jardins com mangueira ou outro utensílio que permita o escoamento de água contínua, será autuado.

O objetivo do Decreto é penalizar quem infringir a decisão. A lei municipal 10.270, de 2007, assegura os procedimentos adotados pela cidade. De acordo com informações da assessoria do Codau, o decreto de nº 1083/2017 vai valer por 30 dias. Quem for penalizado, a multa será de uma Unidade Fiscal do Município (UFM), no valor de R$ 232,16.

Segundo anunciou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, as autoridades da localidade estão realizando medidas para o fornecimento de água à população. Mas enfatizou a importância da economia feita pelos moradores da região, pois não há previsão de chuvas.

“Estamos chegando à primavera e as chuvas eram para ter acontecido. A notícia ruim que temos que dar é que a expectativa de chuva ainda pode demorar 20 dias. Estamos num período de três semanas futuras, que são críticas. O consumo per capita aumentou em 20% em função da temperatura seca que está presente em mais de 850 municípios brasileiros. Ao mesmo tempo em que temos aumento do consumo, temos uma diminuição diária da vazão do Rio Uberaba. Estamos preocupados com os próximos dias”, ressaltou.

Regiões sofrem com a escassez

Outra cidade que vem sofrendo com a falta de água é o município do Bujari, no Acre. Lá, o reservatório que abastece o município, um dos principais da cidade, está com um nível baixo de água. Na cidade, a situação é bem preocupante, já que o reservatório baixou gradativamente em função do volume de captação que está sendo maior do que o volume de reposição de água no reservatório.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.