Destaques, RN

Momento cívico: detentos passam a cantar hino nacional em presídios do RN

Momento cívico detentos passam a cantar hino nacional em presídios do RN
Foto: Reprodução

Todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte estão adotando o momento cívico: nele, os internos passam a cantar o hino nacional pelo menos uma vez por semana. “A ação de cidadania visa despertar o sentimento patriótico, valores morais e os ideais de ordem e progresso”, explicou a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc).

Ainda de acordo com a Sejuc, a medida é inédita no Brasil, e foi implantada pela própria secretaria há pouco mais de um mês. Os internos receberam cópias com a letra do hino, composto em 1831 e de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada (letra) e Francisco Manuel da Silva (música).

A ação acontece durante o momento do banho de sol, quando os detentos têm acesso ao pátio dos presídios. Os internos ficam perfilados e entoam os versos da música. Enquanto isso, o serviço de som do presídio emite a melodia da canção.

Além do hino nacional

Ainda de acordo com a Sejuc, cada unidade prisional criou o seu horário para realizar o ato cívico. A previsão é de que, em um segundo momento, os internos também aprendam a cantar o hino do Rio Grande do Norte.

Modus operandi

A Secretaria não esclareceu em que circunstâncias os presos devem cantar o hino. Também não foi informado se há punição em caso de o presidiário não querer participar do ato cívico.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.