Para combater o Sarampo, o Ministério da Saúde abriu uma nova etapa de vacinação contra a doença que vai até o dia 13 de março. Esta nova etapa tem como meta vacinar três milhões de jovens e crianças, entre 05 e 19 anos de idade. Ainda neste ano, entre junho e agosto, será a vez da população entre 20 a 29 anos e em agosto, o público entre 30 a 59 anos.

Até 8 de fevereiro de 2020, foram registrados 338 casos da doença em oito estados do país. Em 2019, 18.203 incidências de sarampo foram registradas em todo o Brasil, com 16 mortes, 14 delas em São Paulo, 1 no Pará e 1 em Pernambuco.

As etapas da vacinação são definidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) que visa proteger pessoas entre 1 a 59 anos de idade. O público entre 1 a 29 anos precisam de duas doses da vacina; para as crianças a partir de 1 ano, a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A partir dos 30 anos a 59 anos, uma dose da vacina já é considerada o suficiente para proteção. Gestantes não devem se vacinar mas o Ministério implantou o “dose zero”, que protege crianças de seis a onze meses de idade, porém, mesmo com o dose zero, as crianças não estão dispensadas da vacina entre os 12 e 15 meses.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.