Notícias

México quer realizar 1ª cirurgia no espaço

(ANSA) – Um médico mexicano planeja realizar a primeira cirurgia espacial em parceria com a empresa japonesa Stony e apoio da Nasa, a agência espacial norte-americana.

De acordo com o especialista Carlos Salicrup, com apoio de um ventilador impresso em 3D, ideal para intervenções cirúrgicas em missões de longa duração, “será possível tornar realiadade os sonhos de muitos cientistas”.

Batizado como “Ventilador E-mail”, o dispositivo tem o objetivo de ajudar a anestesiar e ventilar alguém no espaço, o que seria “mais rápido e compacto”, ideal para as áreas reduzidas da naves espaciais. “À medida que vamos nos elevando, há uma pressão menor e todos os gases se expandem, em seguida existem certos tipos de problemas que os pacientes podem chegar a ter, e precisamos ser treinados para cuidar deles”, afirmou o mexicano.

“Eu gostaria de ter uma sala médica na estação espacial, mas no espaço não há espaço” brincou Salicrup fazendo um trocadilho, já que o lugar é muito compacto. O especialista explica que uma outra vantagem do “Ventilador E-mail” é que ele não necessita de energia elétrica para operar, apenas precisa ser ligado a uma fonte de ar comprimido. “A anestesia inalada é mais eficaz no espaço em condições de gravidade zero, porque injetar substâncias nestas condições podem ter um resultado perigoso devido aos fluidos corporais que são redistribuídos e além da diferente circulação sanguínea”, disse o médico.

O “salto quântico” para intervenções cirúrgicas no espaço é marcado pela invenção da impressora 3-D e ao seu desenvolvimento, já que antigamente eram usadas tesouras, bisturis ou talas. O especialista está se preparando para participar, como médico líder, da primeira missão análoga a Marte prevista para ser realizada em março, em Torun, no norte da Polônia, onde seis astronautas vão viver em isolamento. Na missão, haverá médicos, mas a tarefa é treinar especialistas para dar auxílio de primeiros socorros e monitorar a saúde de todos a bordo.

Salicru, 37 anos, é um médico aeroespacial e piloto, mas já foi residente de Medicina Espacial na Nasa, onde participou de cinco missões realizando preparativos e simulações de emergência para os astronautas que chegavam do espaço. Além disso, ele foi socorrista na Cruz Vermelha Mexicana. No entanto, seu sonho sempre foi realizar uma operação no espaço.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil Navegação Ecológica com Google Maps A Arte da Atuação e a Busca pela Perfeição Novo iPad Air Pode Herdar Tela Mini LED do iPad Pro Samsung Oferece Canais sem Custo.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.