Mundo

México inicia processo para extraditar El Chapo para os EUA

el-chapo
Foto: Reprodução / ABC News

(ANSA) – As autoridades mexicanas deram início ao processo de extradição do traficante Joaquín Guzman, o “El Chapo”, para os Estados Unidos nesta segunda-feira (11).

O procedimento formal teve início com a notificação da Interpol ao mexicano no presídio de segurança máxima de Altiplano, exatamente o mesmo local do qual fugiu seis meses antes. Guzman foi recapturado em uma estrada de Los Mochis (Sinaloa), sua cidade natal, na última sexta-feira (08) após uma caçada da polícia e das autoridades do México.

O advogado do traficante, Juan Pablo Badillo, já informou que a defesa depositou seis moções para anular todos os pedidos de extradição ao país vizinho – onde enfrenta, ao menos, seis processos por tráfico de drogas aos EUA. A captura do traficante ocorreu, segundo os mexicanos, por causa do desejo dele de gravar um filme sobre a sua história. “El Chapo” contatou vários atores, produtores e diretores para tentar gravar o longa e até deu uma entrevista ao ator norte-americano Sean Penn – que escreveu um artigo para a revista “Rolling Stone”.

Esses contatos fizeram com que os policiais conseguissem “rastrear” os passos do narcotraficante que se intitulava o maior vendedor de “heroína, metanfetamina, cocaína e maconha no mundo”.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.