Destaques, Processo Seletivo

Metrópole Digital abre processo seletivo para estudantes com “altas habilidades em TI”

metropole digital IMD UFRN

O Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica da UFRN, abriu inscrições para os interessados em ingressar em um programa voltado para jovens com altas habilidades ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação. As inscrições começaram em 1º de junho e seguem até o dia 27 deste mês.

Intitulado “Talento Metrópole”, o programa é destinado para estudantes que estejam cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos) ou o Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas do Rio Grande do Norte. A seleção é realizada em dois momentos.

Primeiro, é aplicada uma prova escrita, que vai ocorrer no dia 30 de junho, para que os selecionados possam participar do “Curso de Inverno do IMD”, para o qual são destinadas até 45 vagas. O curso vai acontecer entre os dias 9 e 13 de julho e, durante sua realização, serão escolhidos os estudantes a serem integrados no Talento Metrópole.

O programa visa dar acesso a novos conhecimentos aos estudantes, inclusive em nível de graduação ou pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica. “O Talento Metrópole também se volta para proporcionar aos alunos a ampliação de suas competências, o desenvolvimento de suas habilidades e a expansão da criatividade na área de TI”.

Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Além disso, os estudantes também têm acompanhamento psicológico, já que é comum que tenham dificuldades de adequação ao perfil das escolas onde estão inseridos, podendo se tornarem desmotivados ou introspectivos. Por fim, o Talento Metrópole também visa promover um espaço de cooperação e amizade entre os adolescentes e jovens que participam.

“O programa dá para os alunos algo de grupo, de identidade, porque esse é um espaço deles. Eles têm essa sala, os interesses são comuns, a TI os aproxima, guia suas leituras, é um ambiente de desenvolvimento”, explica a psicóloga Juliana Teixeira, que compõe a equipe do programa.

O edital da seleção pode ser acessado clicando aqui. Mais informações pelo email talentometropole@imd.ufrn.br ou pelo telefone 3342-2216 ramal 233 | 156.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.